Economia & Mercados
15/06/2019 11:43

Arbitragem contra Petrobras na Argentina é encerrada pelo não pagamento de taxa


Por: Cristian Favaro

São Paulo, 15/06/2019 - Uma arbitragem contra a Petrobras iniciada na Argentina foi suspensa pelo Tribunal de Arbitragem Geral da Bolsa de Comércio de Buenos Aires porque a associação que iniciou o processo, a "Consumidores Financieros Asociación Civil para su Defensa", não pagou a taxa de arbitragem no período estabelecido. A informação foi divulgada pela própria estatal, em comunicado ao mercado divulgado ontem à noite pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo a empresa, o tribunal reconheceu a desistência da arbitragem diante do não pagamento da taxa. "A Associação recorreu ao Judiciário argentino contra essa decisão. Se a decisão tornar-se definitiva, a arbitragem será extinta", afirmou a empresa.

A arbitragem em questão foi iniciada em meados de setembro de 2018 e consta em outro comunicado ao mercado da estatal, publicado no dia 12 daquele mês. Segundo a estatal, a associação entrou contra a companhia e outras pessoas físicas e jurídicas alegando responsabilidade da Petrobras por uma "suposta perda de valor de mercado das ações da Petrobras na Argentina, em razão dos processos relacionados à Operação Lava Jato".

A pauta da associação se assemelha aos processos enfrentados pela companhia em diversos outros países, como no Brasil e nos Estados Unidos. Neste último, a empresa assinou um acordo de quase US$ 3 bilhões para por fim à disputa judicial movida por investidores da estatal em decorrência das perdas provocadas pela investigação.

Contato: cristian.favaro@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso