Economia & Mercados
19/10/2020 14:53

Principal concorrente e presidente interina reconhecem vitória de Arce na Bolívia


Por Elisa Calmon

São Paulo, 19/10/2020 - Nesta segunda-feira, 19, o ex-presidente da Bolívia Carlos Mesa reconheceu a vitória de Luis Arce nas eleições presidenciais realizadas ontem. A apuração oficial ainda não foi divulgada, mas Arce, candidato do MAS, partido de Evo Morales, obteve 52,4% dos votos, contra 31,5% para Mesa (Comunidade Cidadã), segundo levantamento de boca de urna divulgado pela emissora Unitel. Se confirmado, o resultado representa vitória no primeiro turno.

"Quero reconhecer que houve um vencedor com uma distância entre o primeiro e o segundo que será difícil de reverter na contagem oficial", disse o líder centrista em entrevista coletiva na manhã de hoje. Na fala, Mesa se comprometeu a contribuir para o governabilidade da Bolívia.

O ex-presidente se pronunciou ainda nas redes sociais sobre o resultado das eleições. "Ofereço meus agradecimentos muito sentidos aos bolivianos que votaram pela Comunidade Cidadã", publicou Mesa. "Cabe a nós liderar a oposição. Honraremos a Bolívia", completou, agradecendo aos militantes e siglas aliadas pelo apoio. Mesa governou o país entre 2003 e 2005 e, conforme mostram os resultados da boca de urna, era o principal opositor de Arce na disputa.

Na manhã de hoje, a presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, também reconheceu a vitória de Luis Arce, ex-ministro da Economia no governo Morales. "Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram as eleições. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia", publicou Añez em sua conta no Twitter.

O primeiro reconhecimento externo da vitória de Arce foi do governo de Andrés Manuel López Obrador, do México, mesmo com a falta de dados oficiais. "O governo do México parabeniza o povo boliviano e estende seus parabéns a Luis Arce por sua vitória no primeiro turno", disse em comunicado oficial.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Bolívia foi criticado pela decisão que suspendeu a contagem rápida de votos, tornando a apuração mais lenta. O presidente da corte, Salvador Romero, pediu paciência e afirmou que a preocupação é de que o cálculo seja o mais preciso possível. O TSE tem até sete dias para apresentar o resultado oficial da votação.

*Com informações da Associated Press

Contato: elisa.ferreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso