Economia & Mercados
20/02/2019 08:10

Via Varejo: vendas mesmas lojas têm estabilidade no 4TRI18 ante 4TRI17; em 2018, sobem 3,6%


São Paulo, 20/02/2019 - A Via Varejo, rede controladora das redes varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, registrou estabilidade na receita bruta nas vendas no conceito mesmas lojas, ou seja, de unidades com ao menos 12 meses de funcionamento, no quarto trimestre de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017. Segundo a empresa, no acumulado do ano passado as vendas mesmas lojas avançaram 3,6% ante 2017.

Os resultados divulgados hoje significam uma desaceleração do faturamento já que no período entre outubro e dezembro de 2017 ante igual intervalo de 2016, as vendas mesmas lojas avançaram 13,9%, enquanto no acumulado de 2017 a expansão havia sido de 10,6%

Na mensagem da administração que acompanha o balanço, a empresa destaca que “o ano passado foi marcado por evento macroeconômicos que influenciaram negativamente o padrão de consumo da população (greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleição)”, mas houve ganho de market share em 2018, sem precisar quanto.

Para 2019, a empresa anunciou hoje que a expectativa é de um avanço das vendas no conceito mesmas lojas de 2,2 pontos porcentuais acima da inflação medida pelo IPCA.

GMV
A empresa reportou um crescimento de 5,1% no Gross Merchandise Value (GMV) faturado nos canais online no quarto trimestre do ano passado ante igual período de 2017. No acumulado de 2018, o GMV faturado expandiu-se 10,2%. Segundo a projeção divulgada também hoje, a empresa projeta uma alta no GMV faturado nos canais online entre 15% e 20% este ano.

A Via Varejo informou que o GMV faturado somou R$ 1,986 bilhão no quarto trimestre, enquanto o faturado no marketplace atingiu R$ 346 milhões, representando 17,4% do total. Há um ano, essa participação era de 13,2%.

A receita bruta das lojas físicas atingiu R$ 6,681 bilhões (+1,7%), das operações online somaram R$ 1,719 bilhão (+1%) e as de atacado R$ 84 milhões (-41,7%).

De forma consolidada, a companhia encerrou o ano passado com 1.035 pontos de venda, ante 971 no término de 2017. A Casas Bahia contava com 807 lojas ao final de 2018 ante 751 de um ano antes, enquanto o Ponto Frio contava com 228 lojas, ante 220 ao final de 2017.

Das lojas abertas em 2018, 74 foram no formato Smart - sendo 3 no formato compacto e 15 quiosques. “Seguimos em 2019 com a estratégia de abertura de lojas em regiões com altas taxas de crescimento e que ainda não estamos presentes”, destacou a empresa.
(Rodrigo Petry, especial para o Broadcast)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso