Economia & Mercados
01/08/2022 12:29

Exclusivo: AWS e Grupo Boticário anunciam capacitação para 300 mil pessoas na área tech


Por Elisa Calmon

São Paulo, 29/07/2022 - A Amazon Web Services (AWS), empresa de computação em nuvem da gigante americana, e o Grupo Boticário estão se unindo para lançar uma iniciativa de treinamento massivo em tecnologia no Brasil. A meta é capacitar 300 mil pessoas no País até 2024. O projeto inclui formação de empreendedores e funcionários da marca de cosméticos, mas o principal foco é trazer pessoas de grupos vulneráveis para dentro do mercado de tecnologia.

As opções de formação oferecidas incluem workshops, cursos e atividades de qualificação gratuitas ou de baixo investimento. A expectativa é que as atividades estejam disponíveis ainda no segundo semestre de 2022.

"Identificamos a falta de mão de obra como um problema. Queremos diminuir essa lacuna de mercado, formando pessoas para trabalhar com as novas tecnologias", diz o vice-presidente de Digital & Tecnologia do Grupo Boticário, Daniel Knopfholz. Para ilustrar a demanda aquecida, o executivo destaca que em três anos a equipe de tecnologia da companhia saltou de 200 para 2 mil pessoas.

Entre as três frentes de trabalho do programa, o maior volume de beneficiados deve ficar concentrado na área de capacitação para integrantes de minorias. O objetivo é ampliar o número de alunos da AWS Academy, programa de treinamento em nuvem, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, visando grupos vulneráveis, que ainda possuem pouca representatividade no setor de tecnologia. Entre eles, mulheres, negros, integrantes da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com mais de 50 anos.

"Estamos pensando grande para criar uma trilha de capacitação e reduzir a desigualdade", afirma o diretor geral da AWS para o setor Corporativo, Cleber Morais. Ele explica que o objetivo é atender desde recém formados em busca do primeiro emprego até empreendedores que buscam transformar suas startups em unicórnios.

Para isso, a iniciativa anunciada hoje possui outros dois braços. Um deles é a formação para empreendedores que fazem parte do programa de aceleração de startups do Grupo Boticário, o GB Ventures. Serão contemplados ainda funcionários da companhia por meio de um treinamento intensivo de seis meses.

A colaboração da AWS com o Grupo Boticário começou em 2020, focando em alavancar o conhecimento da tecnologia no Brasil. Em 2020 e 2021, cerca de 400 funcionários de TI do Grupo foram capacitados por meio dos treinamentos e certificação da AWS. Na América Latina, a AWS treinou mais de 800 mil pessoas em habilidades de nuvem desde 2017.

Contato: elisa.ferreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso