Economia & Mercados
06/02/2019 12:18

Anfavea: queda da produção em janeiro se deve ao recuo da exportação, com crise na Argentina


São Paulo, 6/2/2019 - O presidente da Anfavea, Antonio Megale, afirmou há pouco que a queda de 10% da produção de veículos no Brasil em janeiro, em relação a igual mês do ano passado, se deve à retração das exportações, pressionadas pela crise da Argentina, principal comprador de carros brasileiros. "Se a exportação não tivesse caído tanto, teríamos produzido mais", disse o executivo.

Em janeiro, a venda de veículos no Brasil cresceu 10% em relação a igual mês do ano passado, para 199,8 mil unidades. Foram 18 mil veículos a mais. Em exportação, houve recuo de 46% na mesma comparação, para 25 mil unidades. Isso representa 21 mil exportações a menos.

Segundo Megale, a expressiva retração nas exportações é preocupante porque o mês de janeiro costuma ser aquecido em vendas na Argentina. "Lá é o contrário do Brasil. Aqui, dezembro costuma ser bom e janeiro costuma ser ruim. Na Argentina, dezembro costuma ser ruim e janeiro costuma ser bom. Então, se tivemos essa redução em janeiro, isso mostra que o número foi fraco", disse.

O presidente da Anfavea, no entanto, acredita que a Argentina começa a apresentar os primeiros sinais de estabilização. "Em janeiro, os juros e a inflação ficaram relativamente estáveis", disse. "Então, acreditamos que a situação deve começar a melhorar nos próximos meses", acrescentou. "Mas, recuperação só no segundo semestre", ponderou. (André Ítalo Rocha - andre.italo@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso