Economia & Mercados
29/06/2021 08:43

Exclusivo: Leilão de privatização da Sulgás está previsto para acontecer em setembro


Por Wilian Miron

São Paulo, 28/06/2021 - O governo do Estado do Rio Grande do Sul pretende realizar em setembro o leilão de privatização da Companhia de Gás do Rio Grande do Sul (Sulgás), disse ao Broadcast Energia o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

Segundo ele, a perspectiva o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) termine a formatação do processo até agosto para a publicação do edital, viabilizando o desinvestimento ainda neste ano. O valor mínimo pela empresa será divulgado junto com o edital.

"Estamos trabalhando nisso com o BNDES, para publicar o edital em agosto e realizar o leilão em setembro", comentou.

Na semana passada, o governo abriu a sala de informações sobre a companhia para que potenciais interessados no processo de desinvestimentos possam avaliar o ativo.

Transmissão

Enquanto trabalha para viabilizar a venda da Sulgás, o governo do Rio Grande do Sul tem recebido consultas de empresas interessadas na transmissora de energia CEEE-T, que será leiloada em julho pelo lance mínimo de R$ 1,69 bilhão. A entrega dos envelopes ocorre no dia 16, e a abertura das propostas está agendada para o dia 16, na B3.

"A expectativa é muito boa, e esperamos que seja alcançado um valor maior do que o estimado para o lance mínimo. Como tem havido muita consulta, esperamos que tenha um número maior de concorrentes do que foi com a CEEE-D", disse Viana.

O segmento de distribuição da CEEE Par foi vendido em março deste ano para a Equatorial Energia, única participante do certame, pelo valor de R$ 100 mil, mais as dívidas que a empresa tem.

No entanto, para o segmento de transmissão, a expectativa é que haja mais competição, uma vez que a empresa é considerada "a joia da coroa". Segundo analistas de mercado e pessoas que acompanham as avaliações, ao menos seis empresas estariam interessadas na aquisição da transmissora de energia: CPFL, Neoenergia, Eletrosul, Isa Cteep, Teaesa e a Alupar. Especula-se também a possibilidade de participação do grupo canadense Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ).

Ainda na área de energia, o governo gaúcho pretende colocar em leilão a área de geração de energia elétrica da CEEE até o final deste ano. Esse processo, contudo, ainda não foi iniciado pelo Estado.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Economia & Mercados
29/06/2021 08:15
Economia & Mercados
29/06/2021 08:10
Economia & Mercados
29/06/2021 08:04
Economia & Mercados
29/06/2021 08:00

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso