Economia & Mercados
28/03/2022 18:25

Exclusivo: Um ano após nova lei, empresas resistem à recuperação judicial, mostra estudo


Por Cynthia Decloedt

São Paulo, 24/03/2022 - O temor dos empresários sobre a interpretação pelos juízes das mudanças introduzidas na legislação da recuperação judicial represou a entrada de novos pedidos no primeiro ano de vigência da nova lei, segundo apurou a consultoria Deloitte em estudo obtido com exclusividade pelo Broadcast. "Nas conversas com advogados percebemos que muitos pedidos não estão sendo ajuizados por conta de como as alterações serão percebidas pelo poder judiciário", afirma Ana Beatriz Martucci Nogueira Moroni, sócia e líder de Turnaround & Restructuring da Deloitte.

De acordo com ela, com o suporte dado pelo governo às empresas nos últimos dois anos, em meio à pandemia, muitas empresas empurraram uma tomada de decisão e esperam para ver os primeiros casos antes de dar esse passo. Registros do Serasa Experian mostram uma queda nos pedidos de recuperação judicial desde 2020, para 891 no final do ano passado, o menor patamar desde 2014. A Deloitte entrevistou advogados de credores e devedores, além de juízes, nos dois últimos meses de 2021, para entender como a nova lei foi recebida.

As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso