Economia & Mercados
01/12/2021 11:28

Guedes: Petrobras está sob risco; daqui a 5 ou 10 anos o mundo vai para fora do petróleo


Por Eduardo Rodrigues

Brasília, 01/12/2021 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a considerar a Petrobras como uma empresa com o tempo de utilidade contado. Mais uma vez, ele sinalizou que o Estado deveria vender de vez a companhia antes que a era do petróleo chegue ao fim.

"O mundo inteiro está indo em direção ao verde e ao digital. O futuro não é com a mão suja de graxa, como diz um ex-presidente aí que fala que quer a Petrobras de volta. De volta para quê, para saquear? Para quê, se o futuro é verde. Vai morrer sentado em cima desse petróleo valendo zero", avaliou.

Para Guedes, a Petrobras está sob risco porque daqui a "cinco ou dez anos" o mundo fará a migração para o carro elétrico. "Até os Emirados Árabes fizeram melhor, tiraram o petróleo e fizeram cidades no deserto. Mas nós não tiramos o petróleo do chão na velocidade necessária para erradicar a pobreza", completou.

O ministro destacou mais uma vez a melhora dos resultados das estatais durante o atual governo, mas disse que a missão é encaminhar essas empresas para o mercado. "Quero parabenizar pela gestão, mas não quero me embriagar com esse sucesso", avaliou. "Temos que avançar com nosso programa sob o risco de perder o apoio do centro. Se a gente não privatiza, as pessoas vão perguntar por que devem votar em nós", completou.

Guedes participa da divulgação do Indicador de Governança das Estatais. O indicador verifica o cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. No total, 60 estatais foram avaliadas, sendo 45 de controle direto e 15 subsidiárias.

Contato: eduardor.ferreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: