Economia & Mercados
29/03/2022 09:19

Especial: Bandeiras de cartão se antecipam ao BC e reduzem tarifas de intercâmbio do pré-pago


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 28/03/2022 - Antes mesmo de o Banco Central fazer mudanças nas regras para a tarifa de intercâmbio dos cartões pré-pagos, o setor começa a se movimentar. As principais bandeiras de cartão comunicaram ao mercado que farão ajustes em suas tarifas, e os agentes agora calculam o impacto que cada elo dos arranjos de pagamento sofrerá.

A proposta colocada em consulta no ano passado sugeria uma limitação da tarifa dos pré-pagos a 0,5% em qualquer transação, o que, segundo o BC, ajudaria a aumentar a eficiência do sistema de pagamentos e igualaria modalidades semelhantes entre si - o pré-pago e o cartão de débito.

O setor de cartões viu a proposta como tabelamento e propôs se adiantar ao regulador. Na consulta pública, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) afirmou que as bandeiras desenhariam mudanças em seus arranjos com pré-pagos, o que dispensaria a regulação.

As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso