Agronegócios
28/09/2017 11:23

China: yuan enfraquece 3,1% ante o dólar nas últimas três semanas


Pequim, 28/09/2017 - O yuan continuou nesta quinta-feira a recuar em relação ao dólar nesta quinta-feira, o que levou a queda da moeda chinesa a 3,1% nas últimas três semanas. Isso representa quase a metade dos ganhos da divisa chinesa anteriormente em relação ao dólar neste ano.

A fraqueza do yuan ocorre em um momento delicado para as autoridades chinesas. O Partido Comunista se prepara para um Congresso realizado a cada cinco anos, que ocorre em outubro. O evento ajudará a moldar a estrutura de poder no país nos próximos anos. Muitos investidores esperavam que o yuan devolvesse parte de seus ganhos, mas apenas depois do Congresso.

O yuan enfraqueceu após bater máxima em 17 messe ante o dólar, em 8 de outubro. Pouco depois disso, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) encerrou medidas antes em vigor para apoiar a moeda, o que foi visto como sinal do desconforto das autoridades chinesas com a valorização recente de yuan em relação ao dólar, já que isso tira competitividade das exportadoras do país. "Foi uma reversão muito óbvia da política do PBoC", comentou Ken Cheung, estrategista do Mizuho Bank em Hong Kong.

Na mesma época, o dólar começou a ganhar força nos mercados globais de câmbio. A moeda americana avançou após dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) indicarem que ainda esperam uma alta de juros neste ano e mais três em 2018, mesmo diante de leituras recentes fracas da inflação. O plano do Partido Republicano para reformar o código tributário contribuiu para o movimento.

Mesmo com a fraqueza de setembro, o yuan sobe 4,2% ante o dólar neste ano até agora. Em seu pico em 8 de setembro, avançava 7,5%. "É muito óbvio que as autoridades tentam desacelerar essa apreciação", afirmou Andy Ji, estrategista de câmbio e juros do Commonwealth Bank of Australia em Cingapura. Como o yuan não é negociado livremente, a direção política de Pequim tem um grande impacto em seu valor. O PBoC estabelece uma taxa de referência para limitar as variações a cada dia. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso