Agronegócios
18/05/2020 12:51

John Deere/Cristiano Correia: pandemia e feiras adiadas aceleraram lançamento da plataforma digital


Por Clarice Couto

São Paulo, 18/05/2020 - A John Deere apresentou nesta segunda-feira seu primeiro hub digital, a plataforma John Deere Conecta. Por meio do aplicativo, a companhia espera interagir com clientes do agronegócio e também do segmento de construção de forma mais abrangente, com canais para simulação de financiamentos, contato direto com concessionários, divulgação de cupons promocionais, eventos, lives, assistência técnica e outras soluções. O projeto já era previsto na companhia, segundo o diretor de Marketing para América Latina, Cristiano Correia, mas foi antecipado em virtude da pandemia do novo coronavírus e de adiamentos de feiras agrícolas.

"Já vínhamos discutindo a criação da plataforma, mas alguns pontos nos levaram a acelerar o processo. O primeiro foi a rápida adoção de soluções digitais por produtores antes mesmo da pandemia, apontada por pesquisas, e o segundo é que vimos o cancelamento de feiras importantes na América Latina", explicou Correia durante coletiva de imprensa online. "Essa situação nos levou a pensar em um ambiente que ajudasse os clientes a se programarem em suas compras. Tínhamos planejado uma plataforma para daqui a um ou dois anos, e toda essa situação e números de adoção de tecnologia nos levaram a acelerar o projeto", complementou.

Dentro da plataforma, por exemplo, produtores interessados em obter financiamento podem consultar a existência de cupons de desconto, informações sobre consórcios e serem direcionados para a área do banco da montadora. Também serão promovidas palestras de especialistas e disponibilizados vídeos sobre temas diversos. O uso de aplicativo será gratuito, de acordo com o executivo.

O presidente da John Deere Brasil, que participou do evento, reforçou que a pandemia levou à antecipação do hub. "Ficou muito claro para nós porque os produtores nos diziam para não visitá-los, apesar de necessitar do suporte da empresa. Foi um indicativo de que havia vida econômica na outra ponta, mas não da forma convencional", explicou. Com o John Deere Conecta, continuou o executivo, uma série de ineficiências no campo poderão ser reduzidas.

Ele lembrou que a empresa vem trabalhando com adoção de ferramentas de conectividade há cerca de dez anos. Primeiramente com a inclusão de piloto automático nas máquinas e conexão por GPS, depois com uma plataforma de conexão de máquinas e frotas e parcerias com empresas para levar acesso à internet às áreas de lavouras. "Essa foi a fase 1, de conexão das máquinas. Agora vamos para a fase 2, de conectar pessoas", afirmou. Ele comentou sobre benefícios de produtividade esperados a partir da iniciativa, como a atualização das operações de máquinas considerando moléculas novas (de defensivos) e sementes de última geração. "É muita informação que precisa ser combinada. O produtor lá no meio do campo, com seu celular, vai poder acionar o concessionário sobre o que fazer quanto a uma dúvida de regulagem, por exemplo", disse. "Será uma forma mais efetiva e moderna de interação com clientes", reforçou Correia.

Contato: clarice.couto@estadao.com
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