Agronegócios
31/01/2022 10:57

Extensão Rural: Apaer está preocupada com prestação de serviço no interior de São Paulo


São Paulo, 31/01/2022 - A Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer) está preocupada com a situação atual do serviço de extensão rural da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo (SAA). A entidade afirma que há uma redução no número de servidores que prestam assistência aos agricultores, principalmente à agricultura familiar.

O presidente da Apaer, Antônio Marchiori, disse em nota que "este cenário de decadência dos serviços de extensão rural de São Paulo vem de alguns anos, mas ficou especialmente agravado desde que as responsabilidades pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) migraram da Secretaria de Meio Ambiente para pasta da Agricultura",.

Segundo a entidade, a falta de mão de obra tem deixado servidores expostos a punições judiciais, pois "as demandas ambientais precisam ser atendidas dentro do prazo estabelecido pelas autoridades judiciárias, sob pena de responsabilização pessoal do servidor público", diz trecho de ofício, entregue na semana passada ao secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges.

No ofício, a Apaer solicita uma audiência com Itamar Borges e apresenta duas principais reivindicações: preenchimento de vagas com aprovados em concurso público, para que a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) possa dar conta das importantes novas responsabilidades com o CAR e reposição das perdas salariais, dado o congelamento dos salários há vários anos. Conforme a assessoria da Apaer, o secretário Borges agendou audiência com Marchiori para a próxima quarta-feira (2).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso