Agronegócios
13/07/2020 08:22

Cargill pede urgência em aplicação integral de código florestal e medidas de controle


Por Clarice Couto

São Paulo, 13/07/2020 - Após participar na tarde de sexta-feira de reunião de empresários com o vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, a Cargill divulgou nota defendendo a "aplicação integral das normas aplicadas no código florestal", assim como "ações claras de comando e controle contra o que foge e que é ditado pelo código". O CEO da companhia, Paulo Sousa, esteve no encontro, em que se discutiu os riscos do desmatamento para os negócios no Brasil e medidas que o governo brasileiro pode adotar para combater ao desmatamento ilegal no País.

Na nota, a Cargill reforçou seu compromisso em transformar as cadeias de suprimentos que abastecem a companhia para que não haja desmatamento. "Sabemos que há trabalho a ser feito e estamos acelerando nossos esforços nessa área, incluindo soluções inovadoras economicamente viáveis para os agricultores", informou a companhia. A Cargill tem um "Plano de Ação da Soja na América do Sul" e destacou alguns avanços dos últimos seis meses.

Dentre eles, o mapeamento georreferenciado de 100% de sua cadeia de suprimentos no Brasil, o que permite à empresa identificar e localizar todos os fornecedores diretos e indiretos. A empresa também calculou, pela primeira vez, a participação estimada de sua soja no Brasil cultivada em terras livres de desmatamento e conversão (95,68%). A Cargill informou, além disso, que expandiu seu envolvimento direto com agricultores no País, incluindo uma nova parceria com a maior associação de agricultores da Bahia, e continuou ampliando seu programa de certificação de fontes sustentáveis no Brasil e no Paraguai, contemplando a soja.

"Os agricultores certificados pelo programa comprometem-se a produzir usando as melhores práticas agrícolas, protegendo o bem-estar dos trabalhadores e gerenciando as emissões de gases de efeito estufa em um processo de melhoria contínua", afirmou a empresa, no comunicado.

Contato: clarice.couto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso