Agronegócios
07/03/2023 08:28

Soja/MT: Imea eleva previsão de produção da safra 2022/23 para 44,30 milhões de toneladas


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 07/03/2023 - O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou para cima as previsões de área e produtividade da soja em Mato Grosso em 2022/23. Com isso, a expectativa de produção no Estado aumentou para 44,3 milhões de toneladas de soja, 3,46% acima do relatório anterior, nova safra recorde para o Estado.

A área plantada foi reajustada para 11,99 milhões de hectares, aumento de 1,51% ante o relatório anterior. "O incremento continua pautado pela valorização do preço da oleaginosa nos últimos anos, em reflexo da demanda aquecida no mercado e o cenário favorável para as cotações dos subprodutos", disse o Imea.

Ainda conforme o instituto, com a colheita da oleaginosa alcançando 88,12% da área, foi possível mensurar melhor as condições das lavouras e avaliar o rendimento aguardado para o Estado. A estimativa de produtividade em Mato Grosso foi ampliada em 1,92% em relação ao relatório passado, para 61,59 sacas/ha, um recorde na série histórica do instituto.

"A retomada das chuvas em Mato Grosso, principalmente em dezembro de 2022, foi de extrema importância para aliviar o estresse hídrico observado em algumas áreas do Estado em novembro. Além disso, a manutenção das precipitações e o longo período de luz auxiliaram na recuperação fisiológica das plantas e no desenvolvimento do potencial produtivo das áreas precoces", disse o Imea.

Segundo o instituto, daqui em diante a colheita da oleaginosa começa a entrar nas áreas arenosas, com menor investimento tecnológico e/ou de primeiro ano de cultivo. "Além disso, as atenções quanto às chuvas na hora da colheita seguem no radar do produtor, devido ao aumento da umidade do grão e porcentual de variados nas cargas."

Pelo lado da demanda de soja, a projeção de exportação do Estado ficou em 27,11 milhões de toneladas para a temporada 2022/23, aumento de 4,97% em relação ao último relatório. "O reajuste foi pautado pela estimativa de menor produção da safra na Argentina e a expectativa de retomada do consumo da China, devido à flexibilização no combate a covid-19, o que traz a perspectiva de aumento da demanda pelo grão mato-grossense", disse o Imea.

Em relação ao consumo interestadual, a estimativa aumentou 2,64% ante ao relatório de fevereiro, para 4,27 milhões de toneladas, em virtude dos problemas climáticos no Sul do Brasil, principalmente pelo corte da oferta de soja do Rio Grande do Sul.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso