Agronegócios
02/08/2017 13:33

Fed/Master: trajetória de elevação gradual nos juros é 'apropriada'


Nova York, 02/08/2017 - A presidente da distrital de Cleveland do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Loretta Mester, defendeu, nesta quarta-feira, que a instituição mantenha o caminho de política monetária que descreveu nas projeções mais recentes.

"O caminho gradual que o Fed comunicou há algum tempo é apropriado, dado que a perspectiva ajudará a prolongar a expansão, e não a restringi-la", disse Mester, em um discurso em Cincinnati. "Acredito que a remoção adicional da acomodação por meio de aumentos graduais nos juros será necessária", afirmou.

Neste ano, o Fed elevou as taxas de juros dos Estados Unidos duas vezes e mantiveram a previsão de mais uma elevação neste ano. Mester, que não tem direito a voto nas reuniões de política monetária neste ano, comentou que os fundamentos da expansão econômica continuam a ser sólidos no país, apoiando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

"Eu vejo as etapas que o Fed está tomando para normalizar a política monetária - tanto na taxa dos Fed funds quanto no balanço - como um reconhecimento bem-vindo de que a economia está voltando ao normal depois de estar no abismo após a crise financeira de 2008", comentou a dirigente.

Mester disse esperar que o crescimento deste ano seja de pouco acima dos 2% e que a taxa de desemprego fique abaixo da estimativa de longo prazo, atualmente em 4,75%. "Eu pensei que era hora de reconhecer que, mesmo com os mercados de trabalho apertados, a inflação permaneceu moderada", disse Mester. No entanto, ela pontua que a alta dos preços deve retornar gradualmente para a meta de 2% ao longo do próximo ano.

Na reunião de julho, os dirigentes do Fed sinalizaram que começariam o processo de encolhimento de sua carteira de ativos "relativamente em breve". Mester afirmou que o tamanho final do balanço do banco central ainda não foi determinado e que o Fed pode começar a normalização do processo antes de decidir qual será o tamanho final do balanço. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso