Agronegócios
23/11/2021 10:51

Fertilizantes/Anda/Tereza Cristina: teremos produtos para safra 2021/22 e safrinha


Por Isadora Duarte

São Paulo, 23/11/2021 - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que a indústria de fertilizantes e o governo buscaram dar resposta tranquilizadora aos produtores rurais diante dos rumores de falta de adubo para a safra brasileira 2021/22. "Para essa safra, foi muito boa nossa conversa com a indústria; demos tranquilidade para os produtores porque havia discurso de que faltaria fertilizantes. Demos resposta tranquilizadora para o setor de que teremos produtos para safra 2021/22 e safrinha, mas não podemos deixar de nos preocupar com a safra 2022/23 para que tenhamos normalidade no mercado", disse Tereza Cristina, durante a abertura do 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) nesta terça-feira.

A ministra destacou que está conversando com países fornecedores de nutrientes e adubos para o Brasil e com a indústria para levar tranquilidade aos agricultores. "Alta demanda e problemas mundiais de falta de energia trazem insegurança para agricultura em relação ao fornecimento de insumos. Somos muito dependentes da importação de fertilizantes", apontou a ministra.

Tereza Cristina destacou visita recente à Rússia em que se reuniu com empresas e governo para tratar do fornecimento de adubos do país ao Brasil após as restrições nas exportações russas de nitrogenados. "A Rússia garantiu que os contratos serão honrados mesmo com restrição dos volumes de nitrogenados. Estivemos com os quatro maiores fornecedores e todos garantiram que fornecimento dos contratos já feitos serão cumpridos e vão estudar pedido de excedente para exportação para o Brasil", disse a ministra.

Ela também relatou reunião com empresa bielo-russa que está preocupada com sanções norte-americanas a partir de 8 de dezembro. "A preocupação não é com o produto, mas na maneira como irão fornecer. É uma situação delicada. Vamos acompanhar isso de perto e ver o que é possível ser feito", disse Tereza Cristina. A ministra revelou também que vai ao Canadá em dezembro para conversar com fornecedores de fertilizantes ao Brasil. Ela mencionou ainda incertezas quanto às exportações chinesas de insumos. "Vivemos uma situação complicada após pandemia. Temos bolha verde acontecendo como, por exemplo, restrições na produção de carvão no mundo, o que tem criado insegurança e expectativa não muito boa sobre as exportações deles para outros países", ressaltou.

Segundo a ministra, a pasta está criando uma Câmara Técnica de Insumos para debater o fornecimento de insumos para agropecuária brasileira. "Vamos trabalhar em conjunto. O ministério vai estar cada vez mais perto acompanhando esta situação", concluiu.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso