Agronegócios
25/09/2017 10:42

Exclusivo/Meirelles: UE propõe ao Brasil criar canal direto com Mercosul na área financeira


Bruxelas, 25/09/2017 - A Europa quer criar um canal de diálogo direto com o Mercosul na área financeira e convidou hoje o Brasil para liderar o processo. O relato foi feito pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que conversou com a reportagem do Broadcast na sede da Missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, depois de uma reunião com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, - responsável pela área econômica da instituição.

"A proposta da Europa é fazer um diálogo direto com o Mercosul para avançar na regulamentação financeira, como uma continuação de Basileia III (conjunto de normas de regulação financeira internacional que ganhou mais peso depois da crise financeira internacional de 2008)", disse Meirelles.

Na avaliação do ministro, um dos principais focos do início dessas reuniões entre Mercosul e União Europeia deve ser o de avaliar quais são os próximos passos na área de regulação do setor financeiro em meio a um ambiente de retomada econômica mundial e de normalização das políticas monetária nas principais economias do globo. O assunto vem sendo discutido em todo o mundo, principalmente depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu retirar regras consideradas pesadas para o setor no país. Outros temas que devem entrar na pauta de discussões devem ser cooperação internacional de regras, combate ao financiamento de terrorismo e prevenção de lavagem de dinheiro.

Apesar da proximidade de mais uma rodada do Tratado entre os dois blocos, o diálogo sobre a área financeira ocorrerá de forma separada. "Vai ter vida própria", resumiu o ministro. Ele disse que, quando voltar ao Brasil, entrará em contato com os demais membros do Mercosul e com os bancos centrais dos países envolvidos para levar a proposta europeia. "Vamos trocar um pouco de ideia", disse.

A intenção da União Europeia, de acordo com Meirelles, é fazer um acordo bilateral mais amplo, com toda a América Latina. "Indiquei, no entanto, que seria mais produtivo fazermos um diálogo entre Mercosul e UE e depois expandimos para América do Sul e, eventualmente, para América Latina, pois, como disse a eles, a América Latina é muito abrangente", considerou.

O detalhamento da construção desse fórum será feito depois de todos os participantes aceitarem a proposta. Meirelles se disse confortável com o convite porque ele fez parte do Comitê de Basileia, responsável pela criação das normas de Basileia III, quando era presidente do Banco Central do Brasil. (Célia Froufe, enviada especial - celia.froufe@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso