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02/07/2018 14:26

Datas sazonais: entenda como esses períodos podem ajudar a otimizar a receita da sua empresa


(DINO - 02 jul, 2018) - Diante de um ano complicado como 2017 o horizonte tinha de ser melhor para 2018. Mesmo que a passos lentos, não há como negar: a revitalização da economia vem acontecendo. Mas o que nós empreendedores podemos fazer para acelerar esse processo?A resposta é simples: é necessário continuar movimentando a criatividade dentro dos negócios. Estamos em um país que, mesmo em recessão, desde 2015, a taxa de criação de empresas mantém alta contínua, sendo de 39,3%. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae, também indicou que 4 de cada 10 brasileiros estavam envolvidos na criação de uma companhia no período.Um dos aliados nesse processo de ações dentro do mercado são as datas sazonais. Essas iniciativas alavancam não apenas o dia da sazonalidade em si, mas todo o período da ação. Há casos em que o faturamento no período pode ser até cinco vezes maior que o normal, como a Black Friday no varejo eletrônico. Períodos como o Dia das Mães tem grande representatividade no segmento, assim como o Dia das Crianças que alavancam de forma significativa o mercado de brinquedos.Para alavancar os negócios, principalmente, nessas datas, é importante definir as frentes de trabalho, a começar pelo principal que é a parte comercial. Sem bons produtos e serviços negociados com os fornecedores, é difícil gerar um apelo positivo na negociação. O segundo ponto é o alinhamento das necessidades de infraestrutura de tecnologia, logística, etc. A publicidade vem em seguida para fazer a mensagem da campanha chegar até o cliente. É necessário engajar todos os pontos, o comercial, o marketing, a cadeia de fornecedores e os prestadores de serviço.Já a negociação deve acontecer com a maior antecedência possível. É vital acompanhar processo a processo. Muitas empresas não se organizam com antecedência e perdem oportunidades de alavancar os resultados.Muitas empresas crescem de forma orgânica durante esse período, mas as que se destacam, que crescem acima da média e que se posicionam como grande referência nas sazonalidades começam a preparação da ação, no mínimo, seis meses antes. Uma boa campanha e um investimento adequado de mídia pode fazer toda a diferença. Afinal, tamanho esforço sem comunicação, pode diminuir o impacto de um enorme crescimento. *Francisco Cantão, sócio-diretor da Proxy Media.

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