Releases
21/02/2018 11:09

Etiquetas adesivas impulsionam a indústria brasileira


São Paulo, SP--(DINO - 21 fev, 2018) - Segundo dados da ABIEA (Associação brasileira das indústrias de etiquetas adesivas) publicados no ano de 2013, o mercado brasileiro produz 2.450 bilhões de metros quadrados de etiquetas ao ano, representando 31% da produção mundial. Isso se dá pela grande procura de identidade visual que as etiquetas podem trazer para os fabricantes de produtos.

As etiquetas adesivas são empregadas em quaisquer eventualidades, sempre buscando manter o contato direto com o consumidor, identificando ações promocionais, apresentando a identidade de uma marca e passando uma mensagem objetiva e clara. Um exemplo recente de aplicação das etiquetas ocorreu no carnaval de 2018.

A empresa Mack Color especializada em etiquetas distribuiu 1.000.000 de adesivos com a frase "Não é não!" com o intuito de reforçar a campanha #AconteceuNoCarnaval, lançada no ano de 2017. A partir dessa iniciativa, o estado do Rio de Janeiro, em conjunto com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), lançará a campanha "Carnaval é curtição, respeita o meu não", contra o assédio sexual durante o carnaval. O intuito da campanha é fazer com que homens e mulheres lutem contra o assédio.

A importância de uma identidade visual cativante

Outra missão dada as etiquetas é chamar a atenção do consumidor e fidelizá-lo, não o deixando olhar para seus concorrentes nas gôndolas dos hipermercados. Para cumprir essa missão, muitas marcas optam por embalagens personalizadas, já que elas são o primeiro contato com o consumidor, sendo necessário que ela fale por si, trabalhando diretamente com o emocional do mesmo, exercendo diretamente o poder de compra.

As marcas necessitam de visibilidade para alcançar os olhares do consumidor, pois a confiança transmitida por elas no início do século está quebrada. O mundo caminha para uma era em que o consumidor decide o que quer consumir, sempre procurando obter uma positiva experiência com as marcas que estão presentes no decorrer do seu dia, mesmo sendo abalado por inúmeras mensagens promocionais.

As etiquetas coladas em embalagens transmitem a identidade visual que a marca quer passar ao cliente. Segundo pesquisa realizada pela empresa especialista em mercado Nielsen, 70% das decisões de compra são produzidas no ponto de venda. Elas são influenciadas pelos elementos visuais do produto e embalagem, e a etiqueta faz parte deste contexto.

Uma das aplicações mais utilizadas da etiqueta são as etiquetas de segurança . Sabe-se que os processos de segurança possuem um enorme investimento de mercado, devido ao perigo relacionado à perda e ao roubo de produtos. Para que o produto chegue ao varejo, é necessário que o transporte seja feito de forma segura e o varejista receba o produto lacrado e etiquetado. Geralmente nesse processo são utilizadas as etiquetas de segurança.

Atualmente, existem inúmeras opções como a etiqueta casca de ovo , que se quebra em pequenos pedaços caso ocorra violação, indicando alteração indevida no produto. Além de soluções mais tecnológicas, como etiquetas "void", que, se forem removidas, revelam uma imagem ou um texto, não podendo ser adulteradas.

Desde 1930, ano em que as etiquetas foram criadas, elas foram evoluindo tecnologicamente e hoje podem ser aplicadas em diversas situações, atendendo às necessidades de cada consumidor, tanto para organização quanto para identidade visual. É previsto que até o final do ano de 2020, a indústria de etiquetas possua uma taxa anual de crescimento de 6%.


Website: http://www.solucoesindustriais.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso