Releases
07/03/2022 15:25

Crédito com garantia de investimentos deve crescer 20% em 2022, diz estudo


O mercado de crédito com garantia de investimentos (CGI) deve crescer 20% no mundo em 2022, de acordo com estudo publicado pela fintech canadense Broadbridge, umas das maiores do mundo no mercado de crédito.

De acordo com a pesquisa, x fatores explicam a previsão de crescimento acelerado. Primeiro, o rápido avanço da tecnologia vem tornando o acesso a essa modalidade de crédito menos burocrático e muito mais rápido. Em média, menos de dois dias são necessários para que o tomador tenha acesso ao recurso desejado.

Além disso, o conceito do CGI e seus usos têm se tornado familiares aos assessores de investimentos, aumentando a capilaridade do produto entre os investidores. “Os assessores, com uma compreensão melhor do produto, e equipados com ferramentas para oferecer aos clientes vão se beneficiar desse movimento de crescimento”, diz o estudo.

A pesquisa da Broadbridge ouviu gestores de recursos e consultores de investimentos do mundo todo, responsáveis por mais de US$ 100 bilhões em empréstimos via CGI.

Uso do CGI

No mercado dos Estados Unidos, o maior do mundo para o CGI, o uso desse tipo de crédito fica restrito a investidores do segmento de alta renda, conhecido como “private banking”.

“O CGI no mercado americano é direcionado para clientes do segmento private”, diz Regio Martins, fundador e CEO da Nobli, primeira fintech brasileira a oferecer o CGI para o varejo. “Esse tipo de cliente usa o crédito para fazer planejamento tributário, ou comprar bens de luxo para os quais não existem linhas de crédito massificadas, como o crédito imobiliário ou para compra de automóveis.”

O executivo explica também que, nos EUA, os investidores não podem tomar crédito via CGI com finalidade de alavancagem. “A regulação por lá veda esse empréstimo para fazer novos investimentos”, diz. No Brasil, esse uso é permitido e, segundo Martins, o empréstimo garantido por investimentos é uma das maneiras mais baratas de alavancagem.

Crescimento no Brasil

Martins afirma que, no Brasil, o CGI é oferecido há tempos por grandes bancos de investimento, mas também de forma restrita ao cliente de altíssima renda. “Vemos um movimento muito positivo de crescimento desse mercado no Brasil, à medida que o CGI se tornar mais acessível a qualquer tipo de investidor”, afirma o executivo.

Segundo ele, essa é justamente a proposta da Nobli. “Queremos trazer tecnologia para o mercado e ampliar o acesso ao crédito garantido por investimentos.”

Crédito mais barato

O CGI é uma modalidade de empréstimo com juros mais baixos, porque investimentos como CDB, LCI, LCA, ações, debêntures e outros ativos financeiros podem ser dados como garantia de pagamento.

São vários os exemplos de uso. Um investidor, ao se deparar com uma emergência, ou oportunidade de compra, teria que vender ativos para levantar caixa, desequilibrando sua carteira. Como alternativa, ele poderia usar seus ativos como garantia, manter a estrutura da carteira e ter acesso aos recursos de que necessita a um baixo custo.

Além disso, investidores com estratégias mais sofisticadas, poderiam usar o CGI como forma de alavancagem de forma muito mais barata do que, por exemplo, tomar um empréstimo tradicional ou usar a conta-margem da corretora.

Nobli Fintech
Contato para imprensa: Diogo Cutinhola
(11) 3051-2451

https://www.broadridge.com/_assets/pdf/broadridge-rockall-sbl-industry-survey.pdf

https://www.nobli.com.br/casos-de-uso

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso