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22/11/2017 14:25

Especialistas comentam os cuidados na hora de comprar no Black Friday


São Paulo--(DINO - 22 nov, 2017) - Um dos dias-símbolo do consumismo é a tradicional Black Friday, certamente um dos mais importantes para a economia e para o mercado de varejo em todo o mundo. A data nasceu nos Estados Unidos, que anualmente é "celebrada" na 4ª sexta-feira do mês de novembro, traz novidades, incontáveis formas de pagamento e, claro, a estratégia responsável por sua popularidade: descontos e mais descontos nos mais variados tipos de produtos e serviços, em lojas físicas ou virtuais. Graças à rápida disseminação da ideia na última década, o Brasil já é um dos países aderentes ao evento, tanto que a Black Friday já é considerada a principal data para o varejo eletrônico, à frente até do Natal. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento neste ano é de R$ 2,19 bilhões - um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2016.No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 246. As categorias mais buscadas devem ser "Informática", "Celulares", "Eletrônicos", "Moda e Acessórios" e "Casa e Decoração".Além do impacto significativo na economia, mercado sazonal e empregos informais, o consumo em alta escala gera perigos dos mais diversos, que vão de fraudes virtuais a acidentes vindos de superlotação de lojas físicas. Em meio à crise, a expectativa do mercado e dos consumidores ainda é incerta com a única certeza de que, em 2017, novidades virão. Para abordar as diferentes discussões sobre o tema selecionamos alguns especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Veja a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade.E-mail: imprensa_mackenzie@viveiros.com.br / imprensa@mackenzie.br ? Os impactos na economia - A Black Friday e a crise brasileiraAgostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia e especialista em Energia da Universidade Presbiteriana Mackenzie? Juros embutidos em compras parceladasJosé Matias Filho é professor do curso de Administração do Mackenzie Campinas? Como economizar na compra de produtos?João Francisco de Aguiar é professor de Economia Doméstica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.? Segurança digital - Os cuidados na hora da compra virtual Renato Leite é professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie ? Direitos e deveres do consumidor? Consumidor: atenção na hora das compras onlineBruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie? Comportamento - A euforia do consumoEduardo Fraga é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie ? Marketing: a força das marcas no Black FridaySelma Felerico é professora de Publicidade e Propaganda do Mackenzie.? Compulsão por compras: O consumismo é a fonte de prazer e o comprador perde o controle da compra.Marcelo Alves dos Santos professor de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas. ? Black Friday - estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?Sérgio Dantas é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie ? A questão de gênero em pontos altos de consumo Rosana Schwartz é professora de sociologia e especialista em gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie.? Os Desafios da segurança da Informação no Ciberespaço/ Dicas de segurança para os consumidoresElaine Cristina Martins é professora de Tecnologia e Sistemas da Informação do Mackenzie Campinas? Política de responsabilidade na ética empresarial na Black FridayGerson Moraes professor de Ética, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas e atua nos seguintes temas: Campo Político e Campo Religioso; Filosofia e Política; Mídias na ContemporaneidadeInformaçõesAssessoria de Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie imprensa@mackenzie.br (11) 2766-7280Celular de plantão: (11) 9.8169-9912

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