Releases
01/10/2019 16:33

Jornalismo digital pauta evento em Belém


São Paulo, SP--(DINO - 01 out, 2019) -
Em setembro, a mineradora Alcoa completou 10 anos de atividades em Juriti, município do oeste do Pará. Em comemoração, a empresa idealizou evento com jornalistas e influenciadores digitais na capital do estado, Belém. Para isso, contou com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e organização da agência Temple Comunicação. Entre as atividades do encontro realizado no último sábado, 28 de setembro, esteve a palestra sobre jornalismo digital. O responsável pela apresentação foi Anderson Scardoelli, editor sênior do Comunique-se.


Anderson Scardoelli iniciou sua participação reforçando que, atualmente, é mais importante entender de técnicas voltadas à produção e disseminação de conteúdo online do que, por exemplo, ser fluente em inglês. Durante cerca de 40 minutos, o jornalista, que está há 10 anos no Comunique-se, expôs exemplos do que fazer quando o assunto for jornalismo digital. Evidenciou, com resultados práticos vindos do próprio Portal Comunique-se, a importância de se realizar um trabalho voltado aos mecanismos de SEO. Falou, entre outros pontos, da necessidade de produzir textos mais longos, valorizar frases enxutas e focar na presença de ao menos uma palavra-chave.


O que não fazer no âmbito do jornalismo digital também foi discutido por Anderson Scardoelli. Para ele, há muitos veículos de mídia que ainda negligenciam o uso das redes sociais. É preciso saber utilizá-las, destacou. Por outro lado, as empresas de comunicação não podem se tornar reféns de um único canal de distribuição. Nesse sentido, o jornalista apontou que investir em newsletter é um bom caminho a ser seguido. Informou que, atualmente, a newsletter que edita diariamente é responsável por aproximadamente 20% da audiência mensal do Portal Comunique-se.


O editor sênior do Comunique-se abordou, ainda, tendências que ele considera "furadas". Falou do Snapchat, plataforma em que diversos veículos de comunicação, como a Folha de S. Paulo, começaram a fazer ações um tanto quanto sem planejamento, avaliou Anderson Scardoelli. A rede social, no entanto, perdeu força rapidamente entre os usuários brasileiros. Outro ponto abordado foi o BuzzFeed. Segundo o palestrante, teve site que perdeu a identidade para só fazer listas e mais listas, sendo que, no fim das contas, até o BuzzFeed entrou em crise, com mais de 200 demissões em janeiro.


Ao fim da apresentação, Anderson Scardoelli interagiu com o público presente, respondendo aos questionamentos. Para ele, o saldo da participação do evento promovido pela Alcoa foi extremamente positivo. "O mais legal é essa integração com os amigos de comunicação. Foi gratificante viajar a Belém e entender mais de perto como tem sido o trabalho dos colegas e quais os anseios deles nesse mundo jornalístico cada vez mais digital", comenta o jornalista que entrou no Comunique-se em maio de 2009 como estagiário de pesquisa.



Website: http://portal.comunique-se.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso