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02/05/2019 14:38

Equipes sobrecarregadas: 6 dicas para gerenciar melhor


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 02 mai, 2019) - Quadros enxutos, concorrência e barganha por preço baixo. Impostos estratosféricos, crise política, competitividade e corte de custos. Apenas algumas das inúmeras consequências que a crise provoca nas empresas. E as equipes sentem, pois se tornam equipes sobrecarregadas.

Sentem a insegurança, a pressão por produzir mais - recebendo o mesmo - e administrar tantas cobranças vindas do chefe e dos clientes. Sentem ainda mais, a cada minuto, o medo de perder o emprego.

Pode parecer um pouco dramático, mas é exatamente isso que temos visto nas empresas ultimamente. São pessoas assombradas, receosas e líderes tendo que gerenciar equipes à beira de um colapso. Mas como equalizar este cenário?

"Em tempos de crise, muitos líderes isolam-se na tentativa de mudarem os números, quando deveriam preocupar-se em estar mais próximos destas pessoas para, através delas, alcançarem os resultados. Assim, é preciso que o gestor tenha a compreensão exata daquilo que os colaboradores pensam e sentem para conseguir desenvolver uma estratégia de capital humano bem-sucedida", afirma Jorge Matos, presidente da ETALENT (https://etalent.com.br), empresa de tecnologia especializada na Gestão do Comportamento.

Só que isso dá trabalho. E como! Especialmente se a equipe não estava preparada e engajada, pois agora, com o tempo mais escasso o desafio será ainda maior.

Quer saber como fazer o melhor uso do capital humano para melhorar o desempenho de sua equipe? Confira seis dicas que preparamos para você.

1) Pratique o feedback de maneira estruturada

Há vários modelos de feedback no mercado. O feedback sanduíche, por exemplo , que sugere que o líder reforce os pontos positivos do colaborador antes de sugerir uma melhoria e conclua a conversa sempre com palavras de encorajamento.

Parece teoria, mas na prática ajuda muito na comunicação, no relacionamento e afeta diretamente produtividade da equipe. Considere contratar uma consultoria para treinar os líderes para "Dar e Receber Feedback" de forma mais eficaz.

2) Preencha o Cubo de Competências: uma evolução do CHA

A atitude de alta performance exige dos profissionais mais do que conhecimentos. Exige também o desenvolvimento de habilidades e a devida adequação comportamental ao cargo ou papel que irá exercer.

Esses três elementos, vistos de forma conjunta, formam o conceito conhecido como Cubo de Competências. São as atitudes de alta performance que possibilitam a geração de resultados tão desejadas pelas organizações.

3) Exercite a comunicação estratégica

Em muitas empresas, a estratégia está na cabeça dos executivos. Em momentos desafiadores, é importante que o líder saiba comunicar para a sua equipe a direção e os próximos passos de forma transparente, assertiva e segura.

Deve haver congruência entre o verbal e não verbal. As pessoas percebem quando não há alinhamento entre o que se diz e o que se faz.

4) Promova a colaboração

Ouça mais o seu time e provoque debates. Muitas vezes a base tem respostas que podem ajudar significativamente o desenvolvimento dos negócios e das vendas. Estimule o trabalho em equipe. Se for o caso, incentive o job rotation.

5) Saia da zona de conforto

Estimule o liderado a pensar fora da caixinha e encorajo-o com novos desafios. Para isso, vale lembrar que é imprescindível conhecer o perfil comportamental dele.

6) Pratique a empatia

Nem sempre é fácil compreender sentimentos alheios, reconhecer e aceitar as diferenças.

Para criar sintonia com o outro, devemos estar atentos para conseguir interpretar os seus sentimentos e perceber aquilo que não é dito.

As pessoas emitem sinais sutis sobre aquilo que desejam. Por isso, é fundamental observar os gestos, a postura, a entonação da voz e, muitas vezes, até o silêncio.

Website: https://etalent.com.br

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