Política
02/04/2019 18:23

Enrique Iglesias/Ex-presidente do BID: Começamos a ver erosão das democracias na América Latina


São Paulo, 2/4/2019 - O economista uruguaio Enrique Iglesias, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entre 1988 e 2005, afirmou em palestra nesta terça-feira, 2, que a América Latina vive atualmente uma "erosão da democracia".

"Em pesquisas como a do Latinobarômetro, começa a aparecer o desinteresse da opinião pública com valores democráticos. Este é um importante desafio para os políticos", afirmou Iglesias, em palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso, com a presença do ex-presidente.

Para o economista, a saída para este problema passa pela "modernização dos partidos políticos". Do ponto de vista econômico, de acordo com Iglesias, o desafio da América Latina é o de reconhecer a necessidade de uma macroeconomia ordenada.

"Parece muito óbvio. Mas não é. Há países em que se sucedem crises econômicas. É preciso resolver os problemas de inflação, de déficit fiscal e de endividamento", afirmou, usando a Argentina como um dos exemplos de país com problemas macroeconômicos. (Mateus Fagundes - mateus.fagundes@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso