Política
22/02/2019 16:30

Santos Cruz participa no Quênia de reunião da ONU sobre missões de paz


Brasília, 22/02/2019 - Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, o general de Exército da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, viaja hoje ao Quênia, na África, onde participará de uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre missões de paz.

Um dos principais conselheiros do presidente Jair Bolsonaro, ele retorna ao Brasil na quinta-feira que vem. O afastamento ocorre enquanto o governo tenta se articular para aprovar a reforma da Previdência e superar uma crise política provocada pela demissão do ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno.

No plano internacional, coincide com a tensão na fronteira com a Venezuela, por causa do bloqueio unilateral por militares fiéis ao regime bolivariano do presidente Nicolás Maduro, não reconhecido pelo Brasil. Santos Cruz vai a uma conferência sobre treinamento de comandantes para missões de paz das Nações Unidas, entidade que já foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro e da qual o governo brasileiro se afastou - o País deixou o Pacto de Migração da ONU.

O ministro é considerado um dos maiores especialistas no mundo sobre o assunto. O general Santos Cruz foi comandante das missões militares Minustah, no Haiti, e Monusco, na República Democrática do Congo. É de autoria de Santos Cruz o relatório padrão da ONU sobre as missões de paz, elaborado em dezembro de 2017 para orientar e avaliar as ações militares. O documento foi encomendado por causa de mortes dos "capacetes-azuis", militares que atuam em nome das Nações Unidas em países em conflito.

O chamado "Cruz report" surge a partir de entrevistas com militares sobre aumento das mortes - foram 195 óbitos de capacetes-azuis entre 2013 e 2017, a ampla maioria na África. Santos Cruz propõe mudanças nas missões e alerta que as mortes, acima do aceitável, tendem a se elevar nos próximos anos. (Felipe Frazão)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso