Economia & Mercados
26/01/2018 12:40

Trabalho/Magalhães: comércio do Nordeste tem grande participação nos contratos intermitentes


Brasília, 26/01/2018 - O comércio do nordeste tem sido um dos grandes entusiastas da nova forma de admissão de empregados através dos contratos intermitentes - quando não há carga horária mínima e o empregado atua apenas quando convocado. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que 33,4% de todos os trabalhadores contratados através do regime criado pela reforma trabalhista estão no nordeste. Por ocupação, o cargo de assistente de vendas é, disparado, o mais contratado com 67,2% das novas vagas.

"O comércio do nordeste tem grande participação nos contratos intermitentes", disse o coordenador-geral de estatísticas do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães. A nova forma de contratar passou a vigorar em 11 de novembro. Desde então, 5.641 empregos foram criados no regime intermitente. Desses, 1.886 foram nos Estados do nordeste.

Ao apresentar os números, Magalhães citou que varejistas da região têm usado esse instrumento para contratação de mão de obra para reforçar o pessoal em eventos específicos, como a "Black Friday" e também nas vendas de fim de ano. Entre os Estados nordestinos, a Bahia teve 439 contratos intermitentes, Pernambuco abriu 316 postos e o Ceará registrou 312 vagas novas pelo regime intermitente.

Juntos, os Estados do Nordeste contrataram mais que São Paulo, a maior economia estadual, que registrou 1.561 empregos intermitentes ou 27,6% do total.

Por função, o posto de assistente de vendas teve 3.903 vagas intermitentes preenchidas no período ou 67,2% de todos os empregos criados nesse regime. Em seguida, aparecem servente de obras (114 empregos), garçom (87) e vigilante (86). (Fernando Nakagawa - fernando.nakagawa@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso