Economia & Mercados
12/08/2020 14:47

Vendas de supermercados, móveis e materiais de construção superam nível pré-pandemia


Por Cícero Cotrim

São Paulo, 12/08/2020 - A alta de 12,6% no volume de vendas do varejo ampliado na margem de junho colocou o nível de vendas do setor apenas 4,67% abaixo do observado em fevereiro, último mês praticamente livre dos efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia. Nas aberturas, três setores já registram desempenho superior ao do início do ano.

O principal destaque são os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Com a mudança do padrão de consumo das famílias, o setor vem de três elevações mensais consecutivas e, em junho, consolidou-se 8,94% acima do nível de fevereiro, na série com ajuste sazonal.

Depois de avançar 47,4% na margem em maio, outro grupo, o de móveis e eletrodomésticos, teve alta de 31,0% nas suas vendas em junho. As elevações levaram o índice do setor à marca de 102,2 pontos, 12,93% acima dos 90,5 de fevereiro. Depois de cair 26,3% em março e 20,68% em abril, o setor tinha chegado a ficar 41,55% abaixo do nível pré-pandemia no quarto mês do ano.

Com os resultados de supermercados e de móveis e eletrodomésticos, o índice do varejo restrito - categoria que exclui da base veículos, autopeças e materiais de construção - subiu 8,0% na margem e superou em 0,1% o dado de fevereiro. É o primeiro setor da atividade a retomar um nível superior ao registrado antes da pandemia.

No varejo ampliado, o melhor desempenho foi registrado no setor de materiais de construção. O segmento vem de duas altas consecutivas, de 22,3% em maio e 16,6% em junho, que levaram seu índice de base fixa, na série com ajuste sazonal, a 111,7 pontos - 15,63% acima dos 96,6 de fevereiro.

No varejo restrito, os piores desempenhos ficaram com tecidos, vestuários e calçados, que ainda estão 45,8% abaixo do nível pré-pandemia; livros, jornais, revistas e papelaria, 42,24% abaixo do nível de fevereiro; e veículos, motocicletas, partes e peças, 24,82% aquém do patamar anterior.


 Setores do Comércio Varejista 
 Setor   Índice de fevereiro*   Índice de junho*   Diferença 
Combustíveis e lubrificantes 78,1 66,3 -15,11%
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo 99,5 108,4 8,94%
Tecidos, vestuário e calçados 89,3 48,4 -45,80%
Móveis e eletrodomésticos 90,5 102,2 12,93%
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos 122,3 122,2 -0,08%
Livros, jornais, revistas e papelaria 48,3 27,9 -42,24%
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação 76,9 68,6 -10,79%
Outros artigos de uso pessoal e doméstico 110,3 104,4 -5,35%
Veículos, motocicletas, partes e peças 98,7 74,2 -24,82%
Material de construção 96,6 111,7 15,63%
Fonte: IBGE
*Índice com ajuste sazonal


Contato: cicero.cotrim@estadao.com
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