Economia & Mercados
03/05/2022 07:39

Exclusivo: Adesão ao mercado livre gerou economia de R$ 3 milhões à Calçados Bibi


Por Wilian Miron

São Paulo, 02/05/2022 - A fabricante de calçados infantis Bibi já alcançou uma economia de R$ 3 milhões nas faturas de energia, após migrar 100% do consumo de energia de suas duas fábricas e 16 lojas próprias para o mercado livre, em 2014.

Segundo o gerente de Suprimentos e Sustentabilidade da Bibi, Ismael Fischer, a migração gerou uma redução de custos média de 25% no consumo das fábricas. A unidade do Rio Grande do Sul totaliza 994.099 megawatts-hora (MWh), e na Bahia a demanda por energia atinge 2.669 MWh.

Fischer disse também que a migração para o mercado livre permite que a empresa escolha as fontes de geração mais convenientes e, por isso, tem buscado adquirir apenas energia produzida por usinas eólicas e solares, como forma de atender suas metas de responsabilidade social e ambiental (ESG, da sigla em inglês). "Foi uma possibilidade de adquirir energia de fonte renovável e obter também uma economia financeira importante".

Após a atuação como consumidora no mercado livre, a Bibi agora tem planos de ingressar na geração própria de energia, por meio do sistema de geração distribuída (GD) que a empresa estuda implantar em sua sede em Taquara, no Rio Grande do Sul.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso