Economia & Mercados
21/01/2022 08:00

XP anuncia projeto de criação de corretora de investimentos com escritórios BRA e BS


Por Luísa Laval

São Paulo, 21/01/2022 - A XP Inc. anunciou um projeto de criação de uma corretora de investimentos com os escritórios de agentes autônomos BRA Investimentos e BS Investimentos. Segundo a empresa, a operação marca a união da XP com as casas especializadas no atendimento a clientes com perfil de investimentos em renda variável. A XP terá participação minoritária no negócio.


Daniel Braga (BRA), Guilherme Sant’Anna (XP) e Rodrigo Imperatriz (BS)

De acordo com a XP, a fusão foi negociada ao longo de 2021 entre duas casas com histórico de crescimento consistente e modelo de negócio muito parecido. Os escritórios possuem cerca de 100 assessores. As empresas oferecem cursos especializados, assessoria personalizada, análises e ferramentas avançadas para operação na bolsa e outros mercados.

"A BRA e a BS estão muito bem posicionadas em um nicho de mercado promissor, que é o atendimento ao cliente mais focado em renda variável, principalmente quando olhamos mercados mais desenvolvidos e que servem de referência ao Brasil. É um projeto com grande potencial de crescimento e em linha com a nossa visão de posicionar a XP como a casa do empreendedor", aponta Guilherme Sant'Anna, sócio-diretor da XP Inc.

Os escritórios, juntos, lideram na rede da XP o volume de transações em bolsa realizadas via plataformas de negociação e possuem mais de R$ 5 bilhões de ativos sob custódia e quase 90 mil clientes.

A BRA Investimentos foi fundada em 2013, no Rio de Janeiro. Dois anos mais tarde, a empresa ingressou no grupo das 20 maiores operações vinculadas à XP, acelerando o plano de expansão por Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Já a BS Investimentos foi fundada em 2009 como uma gestora. A atividade como escritório de agente autônomo surgiu em 2011 e a empresa tornou-se referência em renda variável, especialmente no mercado de futuros.

"Nosso mantra sempre foi fazer aquilo que gostamos e em que acreditamos, ao lado de quem admiramos. Agora, nosso desejo de empreender dessa forma foi potencializado", afirma Illan Besen, um dos sócios fundadores da BRA Investimentos.

"O nosso objetivo sempre foi proporcionar a melhor experiência possível para os nossos clientes e temos a plena convicção de que essa união, bem como a criação da corretora, irá beneficiá-los diretamente", aponta Rodrigo Imperatriz, sócio da BS Investimentos.

A previsão é que a nova corretora entre em operação no próximo ano. A operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores aplicáveis, incluindo o Banco Central do Brasil, e do cumprimento de determinadas condições precedentes.

Contato: luisa.laval@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso