Economia & Mercados
15/08/2018 20:35

2019 deve ser o ano de retomada do setor naval, diz executivo do BNDES


O ano de 2018 deve ser o último de crise para a indústria naval brasileira, na opinião do gerente do departamento de Gás, Petróleo e Cadeia Produtiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Marcelo Martins Almeida. Ele acredita que as empresas petroleiras vão retomar os investimentos em embarcações para fazer frente aos projetos adquiridos nos leilões do últimos anos e também porque estão mais fortalecidas financeiramente com a alta da cotação do petróleo.

Almeida conta que há 77 financiamentos ao setor naval ativos atualmente, que somam R$ 19,5 bilhões. Porém, são contratos antigos em sua maioria. Até a crise, a grande dificuldade dos estaleiros para levantar dinheiro com o banco público estava na oferta de garantia. "Não tem encomenda e não vejo no horizonte uma encomenda robusta", disse o gerente do BNDES a uma plateia de executivos do setor, durante o evento Marintec South America, no Rio.

No futuro, com uma possível retomada dos investimentos, "os demandantes podem apresentar garantias" no lugar dos estaleiros, acrescentou Almeida, em sua palestra.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso