Economia & Mercados
20/04/2022 08:23

Petrobras tem conduta anticoncorrencial ao aderir a cartel da Opep, diz conselheiro do Cade


Por Lorenna Rodrigues e Guilherme Pimenta

Brasília, 19/04/2022 - A Petrobras adota uma "conduta anticoncorrencial" ao definir os preços dos combustíveis com base nas ações de um cartel internacional: a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). É o que afirma o novo conselheiro do Cade, Gustavo Augusto, em entrevista exclusiva ao Broadcast.


Foto: Divulgação/Cade

Depois de Jair Bolsonaro (PL) reclamar várias vezes dos preços dos combustíveis, Augusto, 46, - que era assessor especial do gabinete pessoal do presidente da República - traz uma tese nova que, se for para frente no órgão, pode levar a punições e até mesmo a determinações que resultariam na mudança na política de preços da Petrobras.

"Um cartel de países fixa artificialmente o preço lá fora e uma grande companhia aqui diz que vai reproduzir o preço. Como vamos lidar com isso? Quando você adere a uma conduta do cartel, você está cometendo uma conduta anticoncorrencial", afirmou.

Em sua primeira entrevista desde que tomou posse no cargo, na quarta-feira passada, ele defendeu o aprofundamento das investigações no setor para apurar também se há um conluio para segurar a produção de combustíveis de modo a aumentar preços e maximizar lucros. "Não será inesperado a gente encontrar um cartel no setor de óleo e gás. O Cade não pode se meter no preço do combustível, mas pode punir conduta", afirmou o novo conselheiro.

Na conversa, Gustavo Augusto declarou ainda que votaria pela aprovação da Oi por Tim, Claro e Vivo e defende a revisão nos valores mínimos de notificação de fusões e aquisições ao Cade.

Leia a entrevista na tela do Broadcast.
As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso