Economia & Mercados
12/08/2022 19:25

Especial: Brasileiros querem comprar presente de Dia dos Pais, mas boa parte quer gastar menos


Por Talita Nascimento

São Paulo, 26/07/2022 - Próxima data de alta de vendas para o varejo, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 20 bilhões em presentes, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas CNDL/SPC Brasil. Uma pesquisa da Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, apontou que 81,3% dos brasileiros querem comprar presentes para celebrar a data. Nas contas da NielsenIQ Ebit 40% dos consumidores farão compra online para a data, mas vão gastar menos. O Dia dos Pais, é considerado a quarta data mais importante do comércio varejista brasileiro, depois do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.

Quando comparado ao ano anterior, a pesquisa da Provu revela que 36,3% pretendem gastar menos neste ano, e 35% desejam gastar mais, seguido por 25,3% que preferem manter o mesmo valor. O levantamento mostra ainda que não há muita diferença na preferência por compras em lojas físicas ou online: 50,6% pretendem recorrer ao e-commerce e o restante a espaços físicos.

De acordo com o levantamento, 32% estão dispostos a desembolsar valor acima de R$ 500, enquanto 23,2% pretendem gastar de R$ 100 a R$ 250. Já 22,3% querem presentes no valor de R$ 50 a R$ 100; 16,2% vão buscar aqueles na faixa de R$ 250 a R$ 500; e apenas 6,2% querem gastar até R$ 50.

Quando perguntados sobre a forma de pagamento que preferem utilizar, 33,2% disseram escolher o cartão de crédito, 24,9% boleto parcelado, 21,7% optaram por dinheiro, 10,5% por PIX, 7,9% por cartão de débito e 1,5% boleto à vista.

Entre os tipos de presente mais procurados, a pesquisa mostra preferência por itens de vestuário, indicados por 32% dos respondentes, seguido por eletrônicos, com 23,2% e cosméticos, com 9,5%.

A pesquisa quantitativa online foi realizada com mais de 2 mil pessoas entre 20 e 24 de julho.

Internet

Estima-se que 40% dos consumidores brasileiros pretendam comprar presentes em plataformas online para o Dia dos Pais em 2022. O resultado é praticamente o mesmo do ano passado, que foi de 41%, mas a pretensão de gasto caiu de R$ 270 para R$ 144. Os dados são do estudo elaborado pela NielsenIQ Ebit realizado em parceria com a Bexs Pay.

A maior parte dos interessados nesse tipo de aquisição na data comemorativa é formada por homens, de 35 a 49 anos de idade. Além disso, dos respondentes que desejam adquirir produtos neste período, a maioria tem faixa salarial que varia entre R$ 4,8 mil e R$ 12,1 mil.

Entre os estados, São Paulo lidera a presença de consumidores dispostos a comprar para a data, com 38,9%. O segundo estado com maior presença dos “shoppers” é Minas Gerais, com 8,7%.

“A intenção de compra via internet se mantém em patamar relativamente alto, apesar do ambiente econômico turbulento. Com menor rendimento, os consumidores escolhem gastar menos, mas mantêm a compra do presente para a pessoa querida. Isso mostra a importância da data para o varejo como um todo e para o e-commerce especificamente", analisou o head de e-commerce de NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai.

Contato: talita.ferrari@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso