Economia & Mercados
26/07/2022 16:17

Furnas tem recurso negado e pagará multa por interrupções em linha de transmissão


Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 26/07/2022 - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve uma multa que supera os R$ 26 milhões a Furnas, subsidiária da Eletrobras, após negar um recurso da empresa que pedia a revogação de multa por conta de interrupções na Linha de Transmissão Itumbiara - Rio Verde.

A empresa descumpriu o limite de oito interrupções entre 1º de julho de 2019 e 30 de junho de 2020 que havia sido fixado pela agência reguladora a fim de melhorar as 11 identificadas anteriormente, registrando nove ocorrências. Com isso, pedia que fossem consideradas como apenas uma interrupção dois desligamentos decorrentes de descargas atmosféricas que ocorreram com intervalo de 16 minutos e numa distância de 3 quilômetros.

A agência entendeu, porém, que o recurso foi apresentado fora do prazo permitido e, portanto, não poderia ser acatado. No mérito, o diretor Hélvio Guerra, que concedeu voto-vista, apontou que a própria empresa admitiu durante sustentação oral feita ao longo da reunião que se tratava de dois eventos e não apenas um.

"Não sei se por ato falho do diretor de Furnas que representou aqui a empresa, palavras dele: 'aconteceram duas descargas atmosféricas de grande porte'. Se foram duas descargas atmosféricas não pode ser traduzido como uma só", disse.

O entendimento foi seguido pelos demais diretores que divergiram, portanto, do voto que o diretor relator, Sandoval Feitosa, havia lido enquanto ainda estava no colegiado. O diretor Ricardo Tili não votou porque entrou na vaga de Feitosa, que já havia votado.

contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso