Economia & Mercados
05/04/2018 16:02

EUA/Trump: Vamos ter uma relação fantástica com a China no longo prazo


São Paulo, 05/04/2018 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que tem um "grande respeito" pelo presidente da China, Xi Jinping, e ressaltou que Washington terá uma relação comercial "fantástica" de longo prazo com Pequim. Apesar da fala mais amistosa em relação ao país asiático, Trump voltou a dizer que os EUA têm um déficit comercial de aproximadamente US$ 500 bilhões com a China e que "isso não pode continuar".

"Durante muitos anos, vocês nunca viram um presidente dos EUA ir contra a China economicamente. Mas, agora, nós vamos fazer isso", disse o republicano durante evento para discutir a reforma no sistema de impostos americano, que foi aprovada pelo Congresso no fim do ano passado. De acordo com Trump, a reforma e as medidas tomadas contra a China são os caminhos que seu governo está tomando para "fazer o país caminhar ainda mais rápido".

O republicano voltou a dizer que é amigo de Xi Jinping, "mas ele representa a China e eu, a América". Durante sua fala, o presidente comentou que a injustiça no setor automotivo é uma das justificativas para suas ações contra a China. "Os carros chineses vendidos no nosso país pagam um imposto de 2,5%. Quando vamos vender carros lá, pagamos imposto de 25%. Isso não é justo."

Sobre a reforma tributária, Trump voltou a lembrar que não teve nenhum voto democrata para a aprovação da proposta no fim do ano passado, mas que, mesmo assim, conseguiu passar o plano e reformular o código tributário dos EUA. "Não foi fácil. Quando você fala em reforma tributária, você pensa em aumentar impostos. Mas fizemos exatamente o contrário e isso será bom para a população". (Victor Rezende - victor.rezende@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso