Agronegócios
28/06/2016 12:03

Ilan: não acredito que BC ficará sozinho no combate à inflação sem apoio do fiscal


Brasília, 28/06/2016 - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, descartou a possibilidade de a instituição ter de "trabalhar sozinha", conforme questionou um jornalista, para combater a alta da inflação. "Não acredito nisso (que o BC vai ficar sozinho de novo). Há coerência da equipe econômica, todos estão trabalhando para recuperação da confiança para que economia saia de recessão. Todos estão trabalhando na mesma direção", afirmou.

Durante sua primeira entrevista coletiva, o presidente do BC disse que há uma mudança em curso. "Se você olhar a percepção dos indicadores e do mercado, isso já está embutido. Fica claro que há uma expectativa melhor para a frente", comparou.

Mais cedo, ele já havia dito que pensava no ajuste fiscal de forma mais ampla. Segundo Goldfajn, é importante mudar a percepção da sociedade sobre as contas fiscais e sobre a situação da economia. "No caso do BC, significa que, se isso mudar, se tirar a incerteza, o risco, isso vai reduzir as projeções da inflação e vai levar a um menor custo e a uma desinflação mais rápida", considerou. (Célia Froufe, Adriana Fernandes e Eduardo Rodrigues - celia.froufe@estadao.com; adriana.fernandes@estadao.com e eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso