Agronegócios
29/03/2017 12:28

BC/Maciel: relativa estabilidade do crédito em fevereiro pode ser lida como sinal favorável


Brasília, 29/03/2017 - Após a contração do crédito no ano passado, os números mais recentes reforçam a percepção de estabilidade do mercado. O fenômeno é considerado positivo pelo chefe do departamento econômico do Banco Central, Túlio Maciel. "O mercado de crédito ainda está fragilizado, mas mostra melhora na margem", disse. Dados apresentados mais cedo indicam contração de 0,1% no saldo total do crédito com estabilidade para a pessoa física e queda de 0,3% em fevereiro.

Maciel explicou que, diante da conjuntura e dos resultados negativos vistos nos meses anteriores, os números relativamente estáveis no mês passado reforçam a percepção de que há melhora gradativa do mercado. "A relativa estabilidade no crédito em fevereiro pode ser lida como sinal favorável", completou.

O técnico do BC destacou que as operações para empresas começam a dar sinais de reação. No crédito livre, o estoque de financiamentos para as pessoas jurídicas subiu 0,1% em fevereiro na comparação com janeiro. "Sendo que as principais modalidades ligadas à atividade, como capital de giro e conta garantida, tiveram comportamento favorável", disse.

Para a pessoa física, Maciel destacou a "alta moderada" no crédito para pessoa física direcionado à compra de imóveis. A concessão de novos financiamentos habitacionais no primeiro bimestre mostra elevação de 7,7% na comparação com igual período de 2016. "A gente vê certa reação no crédito imobiliário para pessoa física", disse. (Fernando Nakagawa - Fernando.nakagawa@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso