Agronegócios
17/08/2021 18:13

Milho: Conab deve adquirir cerca de 200 mil toneladas do grão para destinar a pequenos criadores


São Paulo, 17/08/2021 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi autorizada, por meio de Medida Provisória, a comprar milho a preço de mercado para ofertar aos pequenos criadores de animais do País, informou hoje a estatal, em nota. A previsão é de que até 200 mil toneladas do grão sejam adquiridas pela Conab, que comercializará o produto por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB).

Segundo a nota, a MP será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e garantirá à Conab a atribuição de propor o limite máximo de compra por criador e o preço de venda do milho por Estado ou região, que terá como base o valor de mercado. "Também cabe à Companhia dimensionar a demanda e realizar leilões públicos de compra ou remoção de estoque de milho."

Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a MP "era muito esperada pelos pequenos criadores". "É o milho balcão tão esperado pelos pequenos produtores, principalmente do Nordeste. É o pequeno criador, consumidor de milho, que terá acesso a um, dois, três, dez sacos de milho, que ele não pode comprar dos grandes produtores."

O milho foi uma das culturas mais afetadas pelas condições climáticas registradas durante o ano safra 2020/2021. A produção total deve chegar a 86,7 milhões de toneladas, sendo 24,9 milhões de toneladas na primeira safra, 60,3 milhões de toneladas na segunda e 1,4 milhão de toneladas na terceira safra. Apenas para a segunda safra do cereal, a queda na produtividade estimada é de 25,7%, uma previsão de 4.065 quilos por hectare.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso