Agronegócios
10/02/2017 11:36

BC/Maciel: desemprego impacta massa de salários e justifica recuo no comércio e nos serviços


Belo Horizonte, 10/02/2017 - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, afirmou hoje que a alta do desemprego, que impacta a massa de salários no Brasil, justifica o recuo da atividade no comércio e no setor de serviços nos últimos anos.

"No Nordeste, tivemos uma defasagem na redução do emprego industrial ante outras regiões. Um dos motivos é a construção civil e a agropecuária", pontuou Maciel. Ainda assim, de modo geral, o cenário de desemprego alto atinge o comércio e os serviços em todo o País.

"No Nordeste, a alta do desemprego ocorreu porque as pessoas estavam trabalhando e perderam o emprego. No Sudeste, ocorreu pela entrada de novas pessoas no mercado de trabalho", disse.

Maciel afirmou ainda que a perda de postos de trabalho tem impacto sobre o poder de compra. "Do ponto de vista social, o impacto é mais relevante no Nordeste", disse.

O Banco Central publicou hoje, em Belo Horizonte, seu Boletim Regional Trimestral. Participam de entrevista coletiva para apresentação dos números o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, e o coordenador da Gerência Técnica de Estudos Econômicos em Belo Horizonte, Rodrigo Lage de Araújo. (Fabrício de Castro, enviado especial - fabricio.castro@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso