Agronegócios
23/12/2021 12:47

Bioinsumos: BNDES financiará comercialização em caráter permanente sem depender de recurso do Plano Safra


São Paulo, 23/12/2021 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou há pouco, em nota, que a partir de hoje é possível financiar a produção e a comercialização de bioinsumos por meio da linha BNDES Finem - produto voltado a operações superiores a R$ 20 milhões - e do BNDES Crédito Rural Custeio - acessível a produtores de menor porte, inclusive pessoas físicas.

Com a iniciativa, o BNDES passa a oferecer crédito de maneira estável para bioinsumos, tornando permanente um incentivo que estava disponível desde julho por meio do ABC, Pronaf Custeio e Pronamp Custeio, linhas do Plano Safra. "No caso desses três programas, os financiamentos ficam limitados à execução do orçamento definido anualmente, o que não ocorre com a nova linha, de caráter permanente", explica o banco de fomento. "Além disso, diferentemente dos programas citados, no BNDES Finem o apoio não estará restrito aos produtores rurais, incluindo por exemplo os segmentos de produção de insumos agropecuários e de processamento agroindustrial."

Bioinsumos são produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana que contribuem para a produtividade agropecuária. Como exemplo, podem ser citados os biofertilizantes, que, diferentemente dos fertilizantes sintéticos, são gerados a partir de resíduos da atividade agropecuária.

A iniciativa, segundo o BNDES, além de reduzir a dependência externa de insumos utilizados no campo, contribui para o meio ambiente ao estimular aproveitamento de resíduos na própria atividade agropecuária.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso