Agronegócios
29/04/2022 09:36

Basf: lucro líquido cai 29% no 1º trimestre de 2022, para US$ 1,29 bilhão


Por Gabriela Brumatti

São Paulo, 29/04/2022 - A companhia alemã de produtos químicos Basf informou, nesta sexta-feira, que teve lucro líquido de 1,221 bilhão de euros (US$ 1,29 bilhão), ou 1,34 euros por ação no primeiro trimestre de 2022. O resultado representa queda de 28,9% na comparação com igual período do ano anterior, quando foi reportado lucro líquido de 1,718 bilhão de euros, ou 1,87 euros por ação.

O Ebitda (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) aumentou 16,8%, de 3,176 bilhões de euros para 3,709 bilhões de euros. Já o indicador que também exclui itens especiais foi de 3,743 bilhões de euros no trimestre, 17,7% acima dos 3,181 bilhões de euros registrados um ano antes. A empresa informou, ainda, que o Ebit (receita operacional antes de itens especiais) aumentou 497 milhões de euros, para 2,8 bilhões de euros. As vendas da companhia também subiram na ordem de 19%, de 19,4 bilhões de euros para 23,08 bilhões de euros nos primeiros três meses do ano.

A Basf disse, ainda, que o segmento de Soluções para Agricultura teve alta de 19,4% nas vendas, para 3,3 bilhões de euros. Os avanços foram impulsionados pelo crescimento de demanda por fungicidas e herbicidas e pelo aumento acentuado dos preços desses insumos. Os ganhos foram registrados em todas as regiões do globo, exceto na América do Norte, onde o segmento foi pressionado pelos efeitos das cotações da moeda.

O conglomerado químico destacou que a guerra na Ucrânia e os lockdowns relatados na China ofereceram riscos aos preços de materiais e energia, mas que os prejuízos foram compensados pelo aumento dos preços dos produtos comercializados pela empresa. A Basf afirmou que o mercado permanece incerto em relação à evolução do conflito no Leste Europeu e as interrupções no fornecimento de produtos e energia.

As vendas no segmento de Produtos Químicos aumentaram 46,3%, para 4 bilhões de euros no trimestre, representando o setor com mais crescimento da empresa com as vendas impulsionadas pelo aumento significativo nos preços. Em Materiais, as vendas cresceram cerca de 40%, para 4,8 bilhões de euros, enquanto em Soluções Industriais houve um aumento de 18,3% em relação ao ano passado, para 2,5 bilhões de euros. O segmento de Tecnologias de Superfície registrou queda de 8,2% nas vendas, para 5,4 bilhões de euros, afetadas principalmente pelo enfraquecimento da demanda automotiva. O setor de Nutrition & Care teve alta de 28,6% na receita. O segmento de Outros Produtos cresceu 20%, para 940 milhões de euros.

Em comunicado enviado à imprensa e a investidores, a companhia informou que a Diretoria Executiva da empresa e o Conselho Fiscal vão propor na Assembleia Geral de Acionistas pagamento de dividendos de 3,40 euros por ação sobre o exercício de 2021. Se aprovado em uma assembleia de acionistas na sexta-feira, o pagamento seria de cerca de 3,1 bilhões de euros e aconteceria em 4 de maio, disse a empresa.

Para o ano fiscal de 2022, a companhia reforçou as suas projeções, apesar de monitorar a possibilidade de novos aumentos nos preços das matérias-primas e da aplicação de novas sanções contra a Rússia. A Basf espera que as vendas cresçam entre 74 bilhões de euros e 77 bilhões de euros. Já a estimativa para o Ebit, sem os itens especiais, é de que fique entre 6,6 bilhões e 7,2 bilhões de euros este ano.

Contato: gabriela.brumatti@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso