Agronegócios
15/07/2021 08:35

Soja: produtor mineiro tem até 31 de julho para entregar declaração de conformidade do vazio sanitário


São Paulo, 15/07/2021 - A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais divulgou nota na qual informa que os produtores de soja têm até o dia 31 de julho para comunicar ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a situação fitossanitária de sua propriedade rural, mediante preenchimento de questionário da declaração de conformidade do vazio sanitário da soja.

A medida é obrigatória, e o não cumprimento é passível de penalidades. A prorrogação é um pedido do setor produtivo diante do enfrentamento da pandemia. O vazio sanitário da soja prossegue até 15 de setembro em Minas. O documento levanta dados principalmente das regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste, responsáveis por 70% de toda a produção da soja no Estado. O cumprimento do vazio sanitário permite que o produtor se prepare para a próxima safra.

O gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, Nataniel Nogueira, informa que em 2020 foram 813 declarações de conformidade, superando os 740 monitoramentos programados para serem realizados naquele ano. “Declarar a conformidade do vazio significa que o sojicultor se comprometeu a erradicar as plantas em sua propriedade. Entendemos que o produtor é o único beneficiado com essa medida de caráter individual, mas de alcance coletivo. Cada um é fiscal do outro e pode denunciar aqueles que deixam as plantas guaxas se desenvolverem na propriedade e prejudicarem os vizinhos”, alerta.

Durante 77 dias do manejo iniciado em 1º de julho, ao constatar a presença de planta voluntária de soja (guaxa) na propriedade, o produtor deve providenciar imediatamente a erradicação. Não é permitido semear ou manter plantas vivas da cultura nas lavouras mineiras. O objetivo é evitar a ocorrência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, principal praga que acomete a cultura. O manejo impede danos à plantação e pode evitar perdas econômicas aos produtores. Por prevenção, o vazio sanitário é realizado antes do plantio do grão.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso