Agronegócios
17/03/2022 08:35

SLC: Companhia estima já ter comprado praticamente metade dos fertilizantes para 2022/23


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 17/03/2022 - O diretor-presidente da SLC, Aurélio Pavinato, disse que os insumos da safra 2021/22 já estão "em casa" e o custo de produção está "sob controle". "Estamos com expectativa de margens em 2022 superiores ou similares às de 2021", declarou ele, ontem (16), em teleconferência com investidores. Segundo ele, o cenário de fertilizantes preocupa para a safra 2022/23. "Compramos praticamente metade dos fertilizantes para 2022/23", afirmou. Segundo ele, a empresa adquiriu especialmente potássio, fertilizante cuja maior oferta vem da Rússia e da Belarus. "Compramos 83% do potássio, estamos com dependência menor da fonte Rússia e Belarus", disse. "A expectativa é de suprimento de acordo com nossa necessidade na próxima temporada."

Segundo o executivo, os preços para o que falta adquirir de fertilizantes dependem da evolução do conflito entre Rússia e Ucrânia. "A expectativa é de que ao longo do tempo tenhamos ajustes nos preços de fertilizantes", disse. Segundo ele, apesar dos custos mais altos com fertilizantes, a companhia vê preços mais altos de commodities. "Temos a visão de que vamos conseguir boas margens em 2023."

Pavinato omentou, ainda, que a estratégia da companhia para driblar o quadro de alta de preço e restrição de oferta de fertilizantes é reduzir aplicação em virtude da reserva no solo. “Temos estratégia de redução de uso de 20% a 25% sem comprometer produtividade. Nos últimos anos adubamos muito bem as lavouras”, disse.

Se Rússia e Belarus não conseguirem exportar potássio, isso pode provocar desabastecimento mundial, na avaliação de Pavinato. “Felizmente a SLC está bem comprada em potássio. Acreditamos que até a safra seguinte o problema estará resolvido”, disse. Na estimativa do executivo, com os preços elevados do insumo haverá redução da demanda mundial por fertilizantes de 10% a 20%.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso