Agronegócios
11/05/2022 15:06

Caminhoneiros: CNTA diz que custo do aumento do diesel não deve ser absorvido somente por Transportadores


Por Isadora Duarte

São Paulo, 11/05/2022 - A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) afirmou em nota que o custo do aumento do diesel não deve ser absorvido somente pelos caminhoneiros. "A entidade entende que o diesel é um insumo imprescindível para toda a cadeia produtiva do Brasil e que por isso os prejuízos pelo seu aumento não devem ser absorvidos somente pela categoria mais frágil, que é o caminhoneiro autônomo", disse a confederação em nota divulgada nesta quarta-feira.

A manifestação da CNTA ocorre após o aumento de 8,87% no preço do óleo diesel repassado das refinarias às distribuidoras, anunciado pela Petrobras na segunda-feira e válido desde ontem. A CNTA congrega 800 mil caminhoneiros e é considerada a entidade legal de representação dos interesses da categoria.

A confederação afirmou ainda que os aumentos consecutivos nos custos operacionais do transporte rodoviário de cargas afeta e "fragiliza" a recomposição dos valores do frete do caminhoneiro autônomo. "Diante deste cenário, é necessária uma ação conjunta de todos os setores que dependem do diesel para exercício da sua atividade econômica. Evidentemente, isso refletirá na recomposição dos valores dos serviços prestados pelo caminhoneiro autônomo e exigirá que o mercado adeque os aumentos dos custos para que amenizem os desequilíbrios financeiros entre contratados e contratantes", observou a entidade.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso