Agronegócios
23/10/2019 18:29

Na Câmara, presidente interino da Embrapa defende mais recursos para pesquisa


São Paulo, 23/10/2019 - O presidente em exercício da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cleber Soares, defendeu hoje na Câmara dos Deputados mais recursos para a pesquisa pública. Em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento da Câmara sobre o “Impacto da Ciência e da Tecnologia na Economia do País”, ele destacou a importância do orçamento para a pesquisa pública, que, enfatizou, garantirá a continuidade de ações onde a iniciativa privada não atua. Para Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa e que substitui o presidente Celso Moretto, em viagem a Londres, o investimento em ciência, tecnologia e inovação é tão vital que é impossível o cidadão brasileiro não consumir, por dia, pelo menos um produto gerado pela tecnologia das ciências agrárias.

Cleber Soares demonstrou preocupação com o decréscimo dos valores da Embrapa em 50% para o PPA (Plano Plurianual - 2021-2023). “Há uma previsão de decréscimo em 50% no nosso marco referencial monetário para despesas de custeio. Precisamos repor este orçamento”, destacou o gestor da Embrapa. Ele também falou sobre a importância de se recompor os valores das despesas da Embrapa com ações orçamentárias da PLOA 2020 para Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologias e Modernização da Infraestrutura. “Precisamos de um acréscimo de R$ 226 milhões senão vamos passar por situações muito difíceis”, declarou.

Estiveram presentes à audiência pública representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, do Ministério da Economia, da Academia Brasileira de Ciência (ABC), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Conforme a Embrapa, os participantes reconheceram que ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para o país avançar.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso