Agronegócios
04/08/2021 18:58

Agricultura/Guilherme Bastos: lei do crédito rural é de 1965 e precisa ser modernizada, com termos ambientais


Por Tânia Rabello

São Paulo, 04/08/2021 - O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Soria Bastos Filho, defendeu há pouco que a lei 4.829, de 5/11/1965 e regulamenta o crédito rural no País, tem de ser modernizada. Em live promovida pelo presidente do FGV Agro, o ex-ministro Roberto Rodrigues, Bastos Filho lembrou que a lei, que vai completar 56 anos este ano, não aborda, por exemplo, questões ambientais, uma das principais demandas e preocupações da atualidade. "Para a ministra (Tereza Cristina, da Agricultura) é essencial modernizar essa lei, que já está um pouco velhinha", disse. "Ela precisa ser ampliada dentro dos assuntos que surgem, como conservação ambiental, recursos hídricos e energia renovável; esses temas têm de estar contemplados na lei do crédito rural."

Bastos Filho disse que outra importante discussão é a questão da venda casada, "que muitas vezes se configura um crime e que encarece a tomada de crédito do produtor".

O secretário lembrou também que outra questão cara ao Ministério da Agricultura e que pode ampliar o volume de crédito ao setor agropecuário é a criação de uma Cédula de Crédito do Agronegócio (CCA), que seria, conforme ele, "uma CPR mais ampla", referindo-se à Cédula de Produto Rural, instrumento de crédito rural para custeio já existente. "Essa CCA poderia englobar outros setores da nossa cadeia agropecuária", disse.

Segundo Bastos Filho, até o fim do ano que vem, quando acaba o mandato do atual governo, essas modificações deverão ser feitas. "Estamos, para isso, buscando a chancela do setor produtivo. Temos conversado com CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), com FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Sociedade Rural Brasileira, enfim, com todos do setor que possam nos dar esse apoio, para que sejamos mais efetivos nessas mudanças."

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso