Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Sadia Saudita

A operação é nova, já a marca, não. MBRF resgata nome já lançado em 2016 em joint venture com Halal Products

29 de outubro de 2025

Por Alexandre Rocha

O anúncio da ampliação da joint venture entre a MBRF e a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita, causou furor esta semana no mercado. A operação, que ganhou o nome de Sadia Halal, é novidade, mas a marca, não.

Em 2016, a então BRF já havia lançado uma subsidiária chamada Sadia Halal, responsável pela produção, distribuição e comercialização de alimentos destinados aos mercados muçulmanos. Como agora, a empresa aventou a possibilidade de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da filial em bolsas internacionais, o que não ocorreu.

No ano seguinte, porém, a BRF mudou o nome de Sadia Halal para OneFoods, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Agora, a MBRF, resultado da fusão da Marfrig com a BRF, regatou a marca Sadia Halal e pretende abrir o capital da joint venture na Bolsa de Riad, na Arábia Saudita.

A joint venture com a HPFC foi criada em 2022 para produção de frangos na Arábia Saudita mas, com a operação anunciada na segunda-feira, 27, passa incluir as fábricas e centros de distribuição da MBRF na Arábia Saudita e nos Emirados, e suas empresas de distribuição no Catar, Kuwait e Omã, além do negócio de exportações diretas de aves, bovinos e produtos processados para a região, ativos avaliados em mais de US$ 2 bilhões.

A Sadia é uma marca forte no Golfo Pérsico, em espacial na Arábia Saudita, onde está presente desde a década de 1970. É tão tradicional por lá que era tida como saudita por parte do público local. Saudita, em árabe, se pronuncia saudia. Daí para Sadia é um sopro. Halal significa permitido em árabe e, neste caso, sinaliza alimentos que podem ser consumidos por muçulmanos.

Veja também