Há algo interessante surgindo no país do futebol... Será que vai ganhar o coração dos brasileiros?
26 de novembro de 2025
Por Eduardo Puccioni
Que o Brasil é o país do futebol, isso é sabido mundialmente. Talvez o que não se saiba é que a terra de Garrincha a Neymar agora também se tornou o segundo maior mercado internacional da NFL em número de fãs, ficando atrás apenas do México.
E aí há uma avenida de oportunidades de negócios. Uma pesquisa apresentada no início de 2025 pelo IBOPE Repucom sobre os hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes ilustra a relação dos fãs da NFL com as marcas patrocinadoras. O levantamento mostra que 77% dos apaixonados pelo campeonato afirmam ser fiéis a uma marca que patrocina seu time ou atleta favorito, índice 45% superior em comparação com a média dos brasileiros conectados a outros esportes.
Os fãs de NFL também são mais inclinados a experimentarem pela primeira vez algum produto ou serviço de uma marca que patrocina um atleta ou time que gostam muito. O índice de experimentação de produtos de marcas patrocinadoras entre fãs de NFL chega a 82%, ou 32% acima da média da população conectada.
Como não poderia deixar de ser, alguns atores do mercado financeiros estão de olho nesse crescente amor dos brasileiros pelo esporte da bola oval. A XP vai realizar o primeiro evento oficial do Detroit Lions no Brasil, trazendo para o público brasileiro o clima do tradicional Thanksgiving Game, um dos momentos mais emblemáticos da NFL. O feriado do Thanksgiving é conhecido como o Dia de Ação de Graças e que antecede a sexta-feira da famosa Black Friday, que também ganhou forma e expressão por aqui.
Segundo a XP, a iniciativa reforça a proposta da casa de conectar o país com as experiências globais do esporte, do entretenimento e da cultura americana. Afinal, a corretora e que também é banco preferiu estar listada na Nasdaq, uma das principais bolsas de valores dos Estados Unidos, do que na B3.
O XP Thanksgiving Watch Party – Detroit Lions Experience será realizado em 27 de novembro em São Paulo, reunindo fãs da NFL, convidados especiais e parceiros da XP para celebrar o espírito do Thanksgiving.
Pelo telão, o jogo entre Detroit Lions e Green Bay Packers. Para entrar no clima , aperitivos e bebidas inclusas, loja oficial do evento, brincadeiras, brindes e música, além de contar com a presença do Reizinho. Este é o primeiro mascote oficial de um time da NFL no Brasil. Talvez depois de tudo isso, além de um happy hour após uma boa partida, um novo amor esteja surgindo.
Veja também