Releases
21/11/2017 11:27

Empregue o método Kaizen em sua manutenção preditiva


(DINO - 21 nov, 2017) - O Kaizen visa eliminar o desperdício em todos os sistemas de uma organização por meio da melhoria das atividades e processos padronizados. Mas você pode estar se perguntando: "o que esse método tem a ver com a manutenção preditiva?". Para começar, Kaizen é um termo japonês que significa "mudança para melhor".

O consultor de gerenciamento organizacional Masaaki Imai criou impulso internacional para o termo quando ele o aplicou para manutenção e gerenciamento, alavancando o conceito de melhoria contínua para transformar o Kaizen em sinônimo de sucesso na gestão organizacional.

Examinamos o Kaizen e puxamos alguns pontos-chave que podem ser aplicados ao departamento de manutenção para melhorar sua gestão! Acompanhe:

TODOS SÃO PARTE DA MELHORIA

O Kaizen inclui todos na organização, com ênfase nas mãos dos trabalhadores e funcionários do chão de fábrica. Embora as diretrizes possam vir do topo, a condição do empregado deve ser levada em consideração.

Na manutenção, isso significa seus técnicos, mecânicos e operadores de máquinas. Essas pessoas inestimáveis ??são o que se mantém entre sua organização e potencial calamidade, portanto sua condição deve ser otimizada.

É importante utilizar ferramentas que ajudem seus funcionários em seus esforços contínuos para manter sua organização funcionando sem problemas. A terceirização da manutenção, por exemplo, pode ajudar a simplificar o processo.
Dando a sua equipe as ferramentas de que precisam e tratando-as como os valiosos membros da organização, você assegura o sucesso contínuo da sua operação.

O Kaizen é construído no teste de suas ideias e resultados, determinando o que está indo corretamente e o que pode ser melhorado em sua operação. Ao usar o método científico para testar suas teorias e criar melhorias, você desenvolve e o ambiente em que este é o indicador-chave do sucesso.

Um bom sistema de gerenciamento da manutenção é essencial, mantendo os funcionários responsáveis ??pelo trabalho, garantindo que o trabalho seja feito corretamente e no tempo, e mantendo um histórico exato do que foi realizado, incluindo medições e peças usadas para garantir que cada vez que a manutenção é necessária, haja uma referência para se basear.

Se os ativos ou equipamentos estragarem, os processos usados ??para corrigi-los, incluindo rotinas de manutenção preditiva, podem ser facilmente alcançados e potencialmente melhorados.

Esses registros formam a base de conhecimento que mantém sua operação funcionando durante a mudança de empregados e qualquer outro fator que coloque em cheque o conhecimento disponível para manter seus ativos.

KAIZEN IGUAL MELHORIA CONTÍNUA

Aqui é onde todos nós temos a chance de hesitar. Para que a melhoria contínua seja efetiva, ela deve estar enraizada no próprio tecido de sua operação. Não pode haver dias de folga na melhoria dos processos, para que sua organização não dê um passo para trás.

Imai é um importante defensor do sistema de planejamento, controle, verificação e atuação que, quando implementado consistentemente, significa que você está constantemente planejando, fazendo, verificando e atuando. Simples, certo? Onde temos a chance de falhar é quando pensamos que fizemos um desses passos o suficiente, e deixamos nossa guarda baixa.

Cada processo que você tem em sua operação deve estar constantemente sob o escrutínio do sistema, especialmente a manutenção preditiva, caso contrário sua operação continuará a experimentar o mesmo problema.

Terceirizar alguns procedimentos da sua manutenção significa que você está melhorando seus sistemas e como você os gerencia. Você poderá usar o conhecimento armazenado com as análises para melhorar suas atividades de manutenção e programas. A montanha de dados que você poderá analisar e usar para fazer melhorias só ajudará nesse processo contínuo.

Ao todo, Masaaki Imai oferece uma abundância de recursos e ideias para melhoria contínua com Kaizen, enquanto nós acabamos de destacar somente alguns. Nenhum sistema é perfeito e estamos sempre tentando destacar novas maneiras de abordar o gerenciamento de manutenção.

Sobre a MMtec

Fundada em 2002, a MMTEC surgiu com o objetivo de oferecer excelência em programas de melhorias em projetos industriais, manutenção preventiva explorando técnicas de análises de vibrações e balanceamentos. Um ano depois de sua fundação, a MMtec passou a oferecer também serviços de análise por termografia através do uso de equipamentos de última geração, fornecendo laudos técnicos e inspeções de vasos de pressão. Esta iniciativa é fruto do acompanhamento constante das principais atualizações tecnológicas da área realizado pela empresa como um todo: equipes técnicas e equipamentos estão sempre alinhados com os últimos lançamentos do mercado.

Website: http://www.mmtec.com.br

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos