Releases
29/06/2018 09:23

Como o contador pode auxiliar a reduzir custos


Curitiba, PR--(DINO - 29 jun, 2018) - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada 10 empresas no Brasil não completam cinco anos de existência. E, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um dos principais motivos para o fracasso desses negócios é a má gestão financeira. Por essa razão, percebe-se o quanto é importante o papel do contador. O profissional, que muitas vezes só é lembrado no momento da Declaração de Imposto de Renda, pode ser, na verdade, um diferencial do seu negócio. Mas, como o contador pode auxiliar a reduzir custos?

Toda a empresa precisa conhecer bem suas finanças. Afinal, ter um controle de caixa eficaz permite o acesso a dados extremamente importantes para o funcionamento da companhia. Já que, é a partir deles que é possível comparar os lucros com os pagamentos e metrificar o desempenho do negócio. Sem falar que, com essas informações, o empreendedor sente mais segurança nas tomadas de decisões. E, se você está se perguntando como o contador pode auxiliar a reduzir custos, essa é uma das principais formas. Pois, ao ter um profissional de confiança, você terá certeza de que todos os dados estão corretos e de que os resultados são compatíveis à realidade.

Outro papel fundamental que o contador desempenha é o planejamento tributário. Ao ser assessorado por um especialista no assunto, o empreendedor pode reduzir consideravelmente os tributos sobre o lucro obtido. Alguns estudos mostram, inclusive, que atualmente algumas empresas chegam a pagar até 34% sobre seus ganhos e essa porcentagem pode ser diminuída facilmente ao enquadrar a companhia na tributação correta.

Mas, se você ainda não está totalmente convencido sobre como o contador pode auxiliar a reduzir custos, lembre-se de que esse profissional é um especialista em finanças, que está sempre se atualizando na área e que conhece bem o mercado. Dessa forma, ele pode te ajudar a definir o melhor formato para a companhia, sem falar que está sempre à disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Além disso, com todo esse conhecimento adquirido, ele pode se tornar um verdadeiro conselheiro, dando dicas para melhorar as finanças da sua empresa e fornecendo o apoio necessário para te ajudar a alavancar os negócios ou sair do vermelho.

Porém, para que essa parceria dê certo, é fundamental que o empreendedor confie no contador. Afinal, ele só poderá ajudar, se souber o real estado da companhia. Sem falar que, desde 2003, o Código Civil passou a responsabilizar tanto o empreendedor, quanto o contador, por qualquer informação errada passada aos órgãos fiscais. Sendo assim, não há nenhuma vantagem em esconder os dados de sua empresa do seu contador.

Website: http://www.marmocontabil.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos