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25/07/2018 10:38

Conheça, com Flavio Maluf, as vantagens de fazer uma pesquisa de mercado para o seu negócio e o passo a passo para realizá-la


(DINO - 25 jul, 2018) - Certamente, você já ouviu falar no termo "pesquisa de mercado". Trata-se de uma ferramenta que proporciona ao empreendedor de todas as áreas ? inclusive, do agronegócio ? compreender e corrigir possíveis falhas do empreendimento, bem como identificar novas oportunidades dentro do mercado e avaliar a satisfação dos clientes da empresa. Isso tudo através da arrecadação de dados e informações, destaca o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf.

De acordo com a definição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma pesquisa mercadológica "é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas". Dados confiáveis são obtidos e organizados, regularmente, por entidades públicas ou privadas ? como Prefeituras Municipais, Secretarias de Estado, Órgãos do Governo Federal, Universidades, Sindicatos, Centros de Pesquisa, e jornais e revistas especializados, por exemplo.

Entretanto, isso pode não ser o suficiente. Nesse caso, Flavio Maluf reporta que a indicação do Sebrae é que o empreendedor faça uma consulta diretamente com o seu consumidor ? ou possível consumidor ? bem como com fornecedores, funcionários ou concorrentes.

Vantagens da pesquisa mercadológica

Uma pesquisa de mercado proporciona a uma empresa conhecer melhor o perfil dos seus clientes ? o que envolve aspectos como estilo de vida; características comportamentais; hábitos de consumo; escolaridade; renda; entre outros. A ferramenta também dá ao dono de um negócio a oportunidade de conhecer as estratégias dos concorrentes e observar os pontos fortes e fracos ? tanto dos "rivais" quanto do seu próprio empreendimento, acentua Flavio Maluf.

Ainda, é através da pesquisa de mercado que uma companhia consegue avaliar o nível de satisfação do cliente com a sua marca. Trata-se de uma oportunidade de melhorar ? consertar possíveis erros, verificar o que está funcionando e se é necessário investir em novas estratégias para conquistar novos compradores.

Como fazer uma pesquisa de mercado

Segundo orientações do Sebrae, de maneira geral, para que um estudo mercadológico seja eficaz, é preciso seguir alguns passos. São eles:

(1º) definir o objetivo da pesquisa ? ou seja, o que você quer descobrir com ela. O empresário Flavio Maluf reproduz que um levantamento de mercado pode ser feito, por exemplo, para definir a qualidade e a variedade dos produtos, para justar preços, para dimensionar o tamanho da equipe de vendas, entre diversas outras finalidades;

(2º) estabelecer quem é o público-alvo da pesquisa. São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? Lembre-se que o público é definido de acordo com o objetivo da pesquisa;

(3º) definir o tamanho da amostra da pesquisa ? ou seja, quantas pessoas deverão respondê-la, explicou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

(4º) elaborar um roteiro básico de perguntas. Não esqueça, no entanto, que as questões devem ser simples, diretas e imparciais; testadas internamente antes da aplicação junto ao público-alvo ? isso ajudará a perceber se a pesquisa será bem entendida por parte dos entrevistados ou se serão necessários ajustes; e, ainda, "conter todos os aspectos que se deseja detectar, como aceitação do produto, se a necessidade do consumidor será atendida, o quanto imaginam que vão consumir e opiniões gerais sobre o produto", alertou o Sebrae;

(5º) elaborar, então, o questionário com as perguntas já testadas e validadas;

(6º) aplicar, enfim, as perguntas ao público-alvo da pesquisa. Vale salientar que é importante buscar ser isento na operação e não direcionar as questões para obter as respostas desejadas;

(7º) e compilar os resultados e analisar as respostas.

O presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo
Flavio
Maluf, ressalta, ainda, que a coleta de dados de um estudo de mercado tanto pode ser feita tradicionalmente, ou seja, face a face ou por telefone, quanto de maneira digital. Nesta última, a pesquisa pode ser enviada para uma lista de e-mail ou ser inserida, como link, em um post de blog ou rede social, por exemplo.

Website: http://www.flaviomalufoficial.com

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